Para manter a tradição na cidade da encenação teatral da Via Crucis vivida por Jesus Cristo, e usar o processo democrático de acesso a recursos culturais, a Prefeitura de Juazeiro criou o Edital de Espetáculos Sacros. E, pelo segundo ano consecutivo, grupos teatrais realizam o espetáculo, na sede e no interior. Na quinta-feira, 13, o prefeito Paulo Bomfim assistiu ao espetáculo Jesus de Nazaré, apresentado pela Associação Cultural do Distrito de Itamotinga (ACARDI). Com um cenário produzido às margens do Rio São Francisco, mais de 100 atores, figurantes e equipe técnica encenavam a perseguição ao homem que, segundo os cristãos, veio ao mundo para contar “a Boa Nova”.
Os olhares atentos a cada cena demonstravam o interesse do público que assistia. A estudante Andressa Conceição Silva, declarou esperar o ano inteiro por este momento. “Acho muito legal, porque é uma coisa que já é tradição aqui em Itamotinga". O também estudante Isaque Rodrigues, que filmava tudo com o seu celular, ressaltou a importância de investir neste tipo de ação cultural. “É uma atitude boa. A gente espera que isso permaneça e seja ampliado. Aos meus amigos que não puderam vir, irei mostrar o quanto é bonito essa peça de teatro. Estão todos de parabéns”, conclui.
Para o secretário de Cultura, Turismo e Esporte, a política de editais é uma ação consolidada. “Os grupos culturais, de teatro, precisam mostrar as suas produções. A gente cumpre o nosso papel enquanto poder público, disponibilizando recursos através dos editais. Nossa ideia é fazer com que esta ação seja ampliada para que mais grupos possamapresentar à sociedade juazeirense. O pessoal de Itamotinga já realiza esta atividade há anos e estão de parabéns por encenar mais uma vez este belo espetáculo”, declarou o Secretário Sergio Fernandes.
Acompanhado dos secretários Celso Leal, Agenor Souza, Maraiza Carvalho, do diretor-presidente do SAAE, Joaquim Neto, e do Assessor de Planejamento e Parcerias Estratégicas, Isaac Carvalho, o prefeito Paulo Bomfim disse ficar orgulhoso em assistir a um espetáculo que é fruto de uma política pública de cultura. “A nossa equipe se empenhou e achou um formato para manter os editais culturais. Mesmo com orçamento reduzido, conseguimos aplicar os recursos e o resultado é esta maravilha de espetáculo, com a comunidade participando, se emocionando. Então, gostaria de parabenizar a todos por produzir e fomentar cultura em Juazeiro”, disse o prefeito. Na sexta-feira, 14, aconteceram espetáculos nos Distritos de Pinhões, Maniçoba e Itamotinga, além do bairro Quidé.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.