Na Semana Nacional de Humanização, comemorada entre os dias 03 e 07 de abril, a Secretaria de Saúde de Juazeiro (Sesau) está realizando programações diárias. Nesta terça-feira (04) uma roda de conversa foi realizada no Hospital Materno Infantil. O tema trabalhado foi "Parto Humanizado".
As futuras mamães que estavam no local aproveitaram a oportunidade de tirar suas dúvidas. A gestante Janice Leite (17) está esperando seu primeiro bebê. Ela conta que o encontro foi de muito aprendizado. Já Àbia Celestina estava acompanhando sua nora. Para ela, essas atividades devem acontecer de forma permanente. "Para mim foi muito bom, e para ela é mais conhecimento. Essas ações poderiam acontecer também nos postos de saúde, para que as mulheres cheguem aqui mais preparadas", sugere.
O momento também permitiu a interação entre servidores e usuários. Segundo a enfermeira obstetra, Valdirene Cunha, essa troca de conhecimento é muito importante no ambiente da maternidade. "Queremos que as mulheres estejam mais preparadas, conheçam melhor o seu corpo e tenham mais autonomia sobre ele, até para que o parto seja menos doloroso para a mãe", afirma.
A superintendente de Gestão de Pessoas da Sesau, Lorena Pesqueira, concorda que é necessário proporcionar para as gestantes um maior volume de informações sobre o parto. "Estamos com a proposta de realizar um momento como este uma vez por mês, para que as usuárias de saúde da rede municipal possam estar mais preparadas para a hora do parto", garante.
A programação da Semana Nacional da Humanização continua nesta quarta-feira (05), com a realização de um acolhimento com o tema "Humanizando o cuidado com o ser humano", às 09h, no Seminário de Psicopatologia: Funções Psíquicas e suas alterações, realizado na sala 39 da Univasf.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.