Na última sexta-feira, dia 31 de março, a Reitoria apresentou ao Conselho Universitário (Conuni) da Univasf os documentos que tratam da proposta de expansão “Campus Salgueiro” (Ofício Nº 104/2017-GR/UNIVASF, de 16 de março de 2017, e Ofício Nº 14/2017/DIFES/SESU-MEC, de 24 de março de 2017), além do modelo usado pela DIFES/SESU-MEC para se determinar o quantitativo de servidores para dar conta da expansão de vagas de matrículas nos cursos de graduação presencial sugeridos. Com essa apresentação, a Reitoria deu início ao processo de discussão interna a respeito do tema que se seguirá com outras etapas, levando a discussão aos fóruns institucionais (com coordenadores de curso, com os técnicos administrativos e com os estudantes), debate nos campi e na mesa sindical, antes da votação final da matéria no Conuni da Univasf (proposta de cronograma no final deste comunicado).
Já na reunião do Conuni do dia 31 de março foram realizadas algumas manifestações críticas à proposta de expansão em tela. Entre outras ponderações, a Reitoria foi questionada sobre a possibilidade de tal processo atender a interesses outros que não o interesse institucional. Esta Reitoria reafirma que as críticas são necessárias ao aperfeiçoamento do processo e se alinha aos que defendem que o interesse da Univasf deve ser sempre a base da discussão de qualquer decisão que será tomada pelo Conuni.
Por fim, entendendo que as condições apresentadas no Ofício DIFES/SESU-MEC são favoráveis à deliberação da matéria, trazendo um ganho real, inclusive para os campi já existentes, e que a Univasf estará cumprindo sua missão institucional, logo trará benefícios socioeconômicos para a região, para o Nordeste e para o Brasil, a Reitoria da Univasf se posiciona favoravelmente à proposta de expansão “Campus Salgueiro” e pede apoio à comunidade acadêmica para a aprovação desta proposta junto ao Conuni.
Proposta de Cronograma:*
07 de abril: Discussão no Fórum de Coordenadores;
11 de abril: Discussão no Fórum Discente;
12 de abril: Mesa Sindical;
18 a 26 de abril: Debate nos campi coordenado por comissão da Reitoria;
27 de abril: Discussão no Fórum dos TAEs;
28 de abril: Reunião extraordinária do Conuni pela manhã para iniciar debate sobre a matéria naquele conselho;
28 de abril: Reunião ordinária do Conuni à tarde para continuação do debate sobre a matéria naquele conselho;
02 a 25 de maio: caso sejam necessárias, previsão de novas rodadas de discussões internas similares às realizadas em abril;
26 de maio: Votação final da matéria em Reunião Ordinária do Conuni.
*A proposta de cronograma acima não é rígida, podendo ser adaptada pelas partes envolvidas e pelo Conuni, mas leva em conta o cronograma de elaboração da proposta de lei orçamentária para 2018 a ser elaborada pelo governo e enviada ao congresso nacional até 31 de agosto do corrente ano.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.