O Comitê Estadual do PCdoB realiza, nesta sexta-feira (24/03), em Salvador, um ato político-cultural alusivo ao 95º aniversário de atuação do Partido Comunista no Brasil (1922-2017). O evento será no Centro Cultural da Câmara de Vereadores da capital, na Praça Municipal, a partir das 18h, e seguirá o lema comemorativo nacional: “95 anos imprescindíveis, em defesa do Brasil e da democracia”.
Na cerimônia, o partido reunirá dirigentes, parlamentares e militantes comunistas com atuação no estado. Além disso, também foram convidadas e são aguardadas lideranças de outras legendas e de entidades aliadas.
A festa vai contar com manifestações artísticas, na abertura, e homenagens ao partido, durante toda a noite. O evento será finalizado com um show de música e com o tradicional corte do bolo de aniversário.
O PCdoB foi fundado em 25 de março, mas a festa na Bahia vai ser antecipada para um dia antes porque, no dia exato do aniversário, no sábado, já está marcada a festa nacional, que acontecerá em Niterói (RJ).
História
Fundado em 1922, o Partido Comunista do Brasil é o partido mais antigo do país. Viveu 60 anos na clandestinidade. Em 1962, rechaçou o oportunismo de direita, reorganizou-se, adotando a sigla PCdoB, e realçou sua marca revolucionária. Muito perseguido pelo regime militar, dirigiu a Guerrilha do Araguaia em 72-75. Ao fim da ditadura, alcançou a legalidade.
O PCdoB atuou de maneira protagonista nas principais lutas recentes do povo e contribuiu para as eleições do primeiro operário (Lula) e primeira mulher (Dilma) presidentes da República. Em 2016, o partido esteve na linha de frente do movimento contrário ao impeachment da presidenta Dilma e segue, agora, na oposição ao governo Temer.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.