O município de Juazeiro foi contemplado com nove sistemas do Programa Água Doce, que vão beneficiar 11 comunidades com água potável, para consumo animal, pequenas plantações e criação de peixe. Na ultima quinta-feira (16) operadores do Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE) participaram na comunidade de Rodeador, Distrito de Itamotinga, de uma capacitação para conhecimento do sistema.
Ministrado por técnicos da Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (CERB), da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA) e do Ministério do Meio Ambiente, o curso foi dividido em dois turnos com aulas teóricas e práticas para operacionalização dos dessalinizadores.
Raimundo Menezes, Técnico da CERB, ressaltou a importância do programa e a necessidade de os operadores conhecerem o sistema para seu pleno funcionamento. Explicou os princípios do dessalinizador apontando-o como excelente ferramenta na purificação da água. "Temos aqui uma verdadeira indústria de água potável, por isso é preciso cuidado com os equipamentos para que a sua vida útil seja longa e proveitosa. O objetivo da nossa vinda aqui é exatamente mostrar como funciona o dessalinizador e a utilidade que ele tem nesse processo", pontuou
O diretor de Divisão do Interior do SAAE, Inaldo Loiola, lembrou que, apesar de o governo já ter investido muito na melhoria do abastecimento de água em todo o interior do município, este programa vem como alternativa para melhorar também a fonte de renda dos moradores destas comunidades. "Estamos observando uma queda na caprinovinocultura em toda a região, provocada pelas longas estiagens e precisamos buscar novas formas de melhorar a vida do homem do campo. Este programa traz a possibilidade da criação de peixe nos tanques de rejeitos e vamos motivar as comunidades para esse fim", colocou Inaldo que informou ainda que todos os sistemas estão concluídos e o governo municipal aguarda a agenda do governador para o ato de inauguração.
De acordo com Elton Hermano, presidente da Associação de Moradores da localidade, a comunidade está contente com o beneficio e não vê a hora de iniciar a criação de peixes. "Já estamos disponibilizando água para os moradores e percebemos que até os problemas de doenças intestinais foram reduzidos. A água é de excelente qualidade e já estamos colhendo os resultados de mais esse beneficio", destacou Elton.
O Programa Água Doce (PAD) é uma ação do governo federal, coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) em parceria com instituições federais, estaduais, municipais e sociedade civil. Em Juazeiro será operacionalizado pelo SAAE, sob coordenação do núcleo regional da CERB. As comunidades beneficiadas são: Rodeador, Monte Alegre, Serra da Madeira, Jaburu e Bargado, na região de Itamotinga, Juvenal e Tanque Novo dos Gomes, em Pinhões, Cruz, Junco, Manoel Patrício e Pateiro, no Salitre e Veneza em Carnaíba.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.