Em comemoração ao dia da mulher, a equipe Estratégia Saúde da Família - ESF realizou um momento com as mulheres cadastradas na unidade, em comemoração ao seu dia. Com palestras de prevenção, onde foram abordados assuntos sobre autoexame da mama e a importância do exame preventivo do câncer no colo do útero pelas Agentes de Saúde, Carolina Torres e Cristina Carla Alves. "Percebe-se que as mulheres só procuram as unidades de saúde quando são diagnosticadas com algum problema, a orientação é prevenir e buscar a informação constantemente". Afirmou Regina Aurélia, Enfermeira Chefe do Centro de Saúde de Curaçá.
O clinico Geral, Dr Fabricio Pessoa, alertou as mulheres presentes que para diagnosticar o câncer do útero, só o exame preventivo e não a transvaginal como muitas pensam. "A transvaginal não detecta a lesão do câncer, por que a lesão acontece no colo do útero, sendo necessária a realização preventiva para o diagnóstico. Já a transvaginal, é feita direto no útero, para detectar miomas e examinar os ovários. Então é importante fazer o preventivo pelo menos uma vez por ano". Pontuou
O ESF atende em média 40 gestantes e realiza 20 preventivos todo mês. Nos exames preventivos, é realizado também teste de sífilis e HIV. Foram realizados os seguintes procedimentos: aferição de pressão arterial, glicemia capilar, teste de HIV, teste de sífilis, atendimento medico, atendimento odontológico, exame preventivo de câncer do colo do útero e distribuição de preservativos. Com apoio do comércio local e da Secretaria de Saúde, foram distribuídos brindes e mimos à todas as mulheres presentes.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.