O clima de festa, a decoração do comércio, a estrutura sendo montada no circuito e o frevo tocando nas rádios, anuncia que já é carnaval em Petrolina. Então, nada melhor que estar preparado para enfrentar e aproveitar a folia com alguns cuidados simples com a saúde.
O primeiro passo, segundo o coordenador médico do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do município (SAMU), Vinícius Araújo, é o cuidado com a hidratação. Devido ao clima quente da nossa região, curtir carnaval requer muitos litros de água, principalmente para quem estiver ingerindo bebidas alcoólicas, o que facilita a desidratação. Ele orienta também o consumo de sucos naturais e água de coco.
"O nosso maior problema é que durante todo o ano as pessoas não se preparam, não realizam atividades físicas e não fazem uma alimentação correta. Porém, quando chega o carnaval é a maratona dos quatro dias de folia. A gente vive em uma região quente com temperaturas elevadíssimas, então é preciso ter muito cuidado com a hidratação", frisou.
Sobre a alimentação, o médico ressalta que é necessário saber a procedência do alimento. "Muitos foliões procuram comer qualquer coisa, e a gente tem muito problema com infecção intestinal. Devido a diarreia e vomito, provocados pela infecção, o cidadão pode ficar desidratado. A dica é procurar comidas conhecidas ou levar seu próprio alimento. Caso precise, é importante priorizar comidas feitas na hora", destacou.
Outro ponto importante, segundo Vinícius, é não consumir bebida alcoólica, caso esteja dirigindo. O índice de acidente devido à embriaguez aumenta consideravelmente durante o Carnaval. Muitos foliões abusam na hora da festa e depois voltam para casa dirigindo. "A gente sempre tem grandes problemas com bebidas e a nossa dica é escalar o amigo da vez. Os índices de acidentes são altíssimos durante as festas na nossa região. Outra opção são os táxis, eles te levam para casa com rapidez e segurança", disse.
Para quem tem algum problema relacionado a doenças crônicas, é importante lembrar de tomar os remédios corretamente. Segundo o médico, devido ao sol, a folia e a bebida, o folião pode ter alguma alteração no quadro de saúde.
A equipe do Samu estará presente durante os quatro dias de festa com ambulâncias na Orla de Petrolina e no bairro Areia Branca.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.