Com o intuito de fazer uma triagem do vírus Zika em Juazeiro, a secretaria de Saúde do município está realizando testes rápidos. Os exames estão sendo realizados no Laboratório Central de Saúde Pública e o resultado fica pronto em 30 minutos.
Podem realizar este exame, bebês que nascerem com o perímetro cefálico igual ou inferior ao parâmetro padrão definido pela Organização Mundial de Saúde (OMS): 31,9 para meninos e para meninas 31,5, além de grávidas que apresentem os sintomas da doença ou por prescrição médica.
“O Estado e a União passaram a elaborar estratégias para que o vírus Zika seja diagnosticado ainda na gestação para que a criança seja acompanhada na gestação, nascimento e nos primeiros momentos de vida. As crianças com microcefalia tem um desenvolvimento muito mais defasado, existe um déficit, e para essa criança não sofrer prejuízos e sua família tenha um suporte melhor o teste rápido é aplicado nas gestantes”, explicou Tatiane Malta.
Caso o resultado do teste for positivo, uma mostra de sangue será enviada para Salvador para ter a confirmação. As mulheres que tiverem a doença confirmada serão encaminhadas para o pré-natal de alto risco.
As gestantes para realizarem os testes devem se dirigir ao posto de saúde mais próximo da sua residência para realizarem uma avaliação. Em seguida, havendo a necessidade, são encaminhadas para o no Laboratório Central de Saúde Pública.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.