Trabalhadores rurais do Vale do São Francisco já estão em estado de greve. O anúncio aconteceu durante coletiva na manhã desta quarta-feira (15), na sede do STRJ – Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Juazeiro por parte dos dirigentes sindicais locais, de Petrolina e da FETAEPE e FETAPE.
Segundo Emerson José (Mitu) presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Juazeiro “a greve se faz necessária porque o patrão deixou a mesa de negociação e quer subtrair direitos conquistados ao longo dos anos. Esta é a vigésima terceira convenção coletiva unificada e não foi concretizada porque a classe patronal se mostra intransigente. Então vai acontecer a paralisação depois de treze anos que houve a última greve” pontuou Mitu.
O presidente do STR de Petrolina, Francisco Pascoal (Chicôu), destacou que a classe patronal está motivada a suprimir direitos em razão da posição do governo federal. “Na última assembleia com o patronal dia 25, ficou clara a intransigência do patrão por conta da posição governamental que também pretende retirar direitos conquistados ao longo dos anos na CLT – Consolidação das Leis Trabalhistas”.
Segundo Emerson José do STRJ o Sindicato Patronal já foi comunicado oficialmente da greve dos trabalhadores rurais que vão esperar o prazo legal das 48 horas para posteriormente iniciar as paralisações.
“Nós reivindicamos piso salarial unificado de R$ 987 reais, cesta básica, dia do trabalhador rural assalariado com feriado entre outros itens e o patrão pelo contrário, oferece salário de R$ 970 reais valor de reposição abaixo da inflação, pagamento do salário só no quinto dia útil, fim do direito de pagamento das horas in-tineres, bem como o fim da liberação das duas horas no dia do pagamento. Nós não nos afastamos da mesa de negociação, o patrão é que saiu dela de forma intransigente. Se o patrão não quer negociar a solução é a greve” concluiu Emerson José.
A coletiva ainda contou com a presença de delegados Campanha Salarial contou com a participação de delegados/as dos Sindicatos dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais (STTRs) dos municípios de Petrolina, Belém do São Francisco, Lagoa Grande e Santa Maria da Boa Vista, por Pernambuco; e Juazeiro, Casa Nova, Sobradinho, Sento Sé, Abaré e Curaçá, pela Bahia.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.