O distrito de Abóbora, interior de Juazeiro é detentor de um grande rebanho de caprinos e ovinos com destaque no melhoramento genético de animais. Além disso, existem criadores na localidade que produzem forragem conservadas através do processo de ensilagem (método de produção da silagem que se baseia na conservação da forragem para alimentação animal).
Atento a essas características e prosseguindo com as discussões sobre a inclusão de dois outros distritos – Junco/Salitre e Abóbora no calendário anual das Feiras de Caprinos e Ovinos do município, no último domingo (5), a secretária de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária, Maraiza Carvalho, e o diretor de pecuária, José Wilson Chaves (Chaveco), estiveram em Abóbora reunidos com produtores locais para definir detalhes e responsabilidades dos envolvidos para a feira que acontecerá em setembro.
Segundo a secretária Maraiza Carvalho, a zona rural do município tem muitos potenciais que precisam ser fomentados. “O evento pretende inserir os produtores locais num contexto comercial mais amplo, capaz de atingir outros mercados de consumo, agregar valor à cadeia e aumentar a renda familiar e qualidade de vida dos criadores”, afirmou.
O diretor de pecuária da secretaria, José Wilson Chaves (Chaveco), justificou que a criação de ovinos da raça rabo largo é significativa no distrito, e por isso Abóbora deve integrar o calendário. “Em outras regiões, essas raças nativas ou naturalizadas estão praticamente em extinção, mas em Abóbora ainda existe a criação predominante desses animais, que são altamente adaptáveis e resistentes”, explicou Chaveco.
Segundo o produtor Romero Vitor de Araújo, a realização da feira irá fomentar a atividade, agregando valor aos produtos da cadeia. “É unânime entre os moradores a necessidade da realização desse evento. Precisamos explorar e propagar esse potencial que por muitos anos ficou restrito a poucos. Fico feliz com a iniciativa da prefeitura, através da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária para realização desse importante evento”, afirmou.
Já a representante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Juazeiro e produtora local, Maria Lucimar Ferreira, revelou que os produtores almejam a realização da feira desde 2010. “É um anseio da nossa comunidade e é necessário que haja uma participação efetiva da comunidade, não só do poder público municipal”, observou.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.