Cerca de dois quilômetros do Lote 1 da BR-235/BA está na fase de imprimação. Este primeiro trecho da rodovia começa na Divisa da Bahia com Sergipe e vai até a cidade baiana de Jeremoabo, totalizando 79,30km. Os 13 primeiros quilômetros já estão asfaltados e a frente de trabalho chega na altura do povoado de Malhada Nova, totalizando 48km de obras.
A imprimação é a capa selante de preparação para o asfalto. Antes desta aplicação, a pista passou pelos processos de base e sub-base, que são camadas de estabilização da via. Ao longo de todo trecho estão sendo realizados cortes, terraplanagem, aterros e implantação de bueiros e acessos alternativos.
Em razão do tempo seco e do grande fluxo de máquinas e caminhões, há muita poeira no trecho. É preciso obedecer a sinalização de obra e acender os faróis do veículo para garantir visibilidade. O motorista, se possível, deve evitar trafegar por este Lote.
O Lote 5, que vai do distrito de Pinhões até a cidade de Juazeiro, também começou o ano com obras a todo vapor. Os trabalhos estão concentrados na Ponte do Rio Torão, no Bairro Primavera, em Juazeiro, e no intervalo de 4km sem asfalto próximo da Agrovale, além na Ponte do Rio Poção.
O empreendimento do Governo Federal traz benefícios imediatos para o comércio local e, consequentemente, geração de emprego, além de melhorar a cada dia o deslocamento da população. A execução da obra é do DNIT, autarquia federal vinculada ao Ministério dos Transportes. A Implantação e Pavimentação da BR-235/BA tem o acompanhamento da equipe da UFV, responsável pela Gestão Ambiental do empreendimento, abrangendo a Supervisão e Gerenciamento Ambiental e a Execução dos Programas Ambientais – conforme o Termo de Cooperação, firmado com o DNIT.
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