A comerciante Joselúcia Pereira da Silva (57) tem hipertensão e diabetes. Ela é usuária do Sistema Único de Saúde (SUS) e, por isto, costuma ir rotineiramente para a Unidade de Saúde da Família (UBS) DA Vila Jacaré, localizada no bairro Coréia em Juazeiro. Entretanto, na manhã desta quarta-feira (18) Joselúcia esteve no local com um objetivo diferente: ser atendida por especialistas, serviço que é oferecido toda semana pela Caravana da Saúde, um programa da Prefeitura Municipal.
"Estou sempre fazendo um acompanhamento médico com o clínico e o atendimento é bom. Hoje estou passando pelo ortopedista e cardiologista. Todas as especialidades que procurei, consegui", conta a comerciante. Já a dona de casa, Maria Vilanildes (49), foi atendida nesta unidade pela primeira vez e, além de passar pelo ortopedista, realizou coleta de sangue e foi ao ginecologista. Vilanildes não só elogiou o atendimento recebido, como também a atual gestão do município. "As consultas aqui não demoraram, inclusive precisei ir à UPA duas vezes este mês e fui bem recebida lá também. Hoje fiquei admirada porque vi a vice-prefeita atendendo aqui, não tenho o que dizer. Estou satisfeita com a administração e acredito que Juazeiro vai melhorar ainda mais", exclama.
Além dos atendimentos de Joselúcia da Silva e Maria Vilanildes, outros 136 foram realizados. A comunidade do bairro Coréia contou com endocrinologista, ortopedista, ginecologista, cardiologista, odontologista e clínico. Isso sem falar na realização de exames laboratoriais e de eletrocardiogramas. De acordo com a enfermeira da unidade, Rafaela Ceo, as especialidades mais procuradas são ortopedia e cardiologia.
A superintendente de Atenção Primária, Rosa Miguelino, destaca que a Caravana da Saúde surgiu há um ano com objetivo de reduzir as demandas reprimidas nas unidades de atenção primária do município. Toda quarta-feira, o programa, por meio da Secretaria de Saúde de Juazeiro (Sesau), leva especialidades para uma diferente localidade.
"Durante a dinâmica da Caravana, a gente também vai identificando algumas lacunas e anotando para em outro momento repassar com a equipe da unidade. Também temos a oportunidade de conversar com as lideranças dos bairros, que trazem algumas informações e contribuições para que o nosso trabalho melhore", salienta a superintendente.
A vice-prefeita, Dulce Ribeiro, que também é cardiologista e estava atendendo na unidade, reafirma o compromisso da gestão em melhorar ainda mais a saúde do município. "Estamos fortalecendo o programa iniciado na gestão do ex-prefeito Isaac Carvalho e que nos possibilita conhecer a realidade de como estão as nossas unidades de saúde e assim trabalharmos para melhorar a Atenção Básica do nosso município", conclui.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.