Nesta quarta-feira (28) a Prefeitura Municipal de Juazeiro, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), realizou a última edição da Caravana da Saúde de 2016. Na sua 48ª edição, o programa levou reforço para a Unidade Básica de Saúde (UBS) Herbert Mouze Rodrigues, localizada no Dom José Rodrigues. Na unidade foram efetuados 211 atendimentos de demandas reprimidas.
Para a enfermeira da UBS, Amanda Larissa dos Santos, a Caravana da Saúde realizada no local foi um sucesso. "A unidade foi reinaugurada no dia 9 de dezembro deste ano e a Caravana foi logo agendada. Tínhamos uma demanda reprimida de várias guias de procedimentos e de encaminhamentos para especialistas. O programa ajudou muitas pessoas que estavam aguardando há algum tempo", destaca.
Uma das atendidas, Rosirene Silva realizou dois exames laboratoriais, um eletrocardiograma e ainda passou pela consulta com um clínico. "Fui bem atendida, a caravana ajudou bastante, porque eu estava esperando há bastante tempo para fazer esses exames e hoje consegui fazer tudo", exalta.
Já Érika Monalisa Lopes realizou consultas odontológicas e ginecológicas. "Fui muito bem atendida, estou maravilhada com o serviço. Faço exames com rotina e sempre sou muito bem atendida, mas aproveitei a caravana hoje para vir mostrar uns exames que eu minha médica já havia solicitado antes e para ir ao dentista", conta.
A Caravana da Saúde desta edição realizou atendimentos referentes à cardiologia, endocrinologia, ginecologia, ortopedia, clínicos e odontológicos, além de realizar a coleta de exames laboratoriais e eletrocardiogramas.
Avaliação da Caravana
O secretário de Saúde, Plínio Amorim, avaliou como um sucesso a realização do Programa Caravana da Saúde. "No momento em que a saúde pública atravessa uma grande dificuldade, Juazeiro não se intimida e faz diferente. Levar especialistas para a periferia e para o interior é característica de uma gestão comprometida. O prefeito Isaac será lembrado por isso também", pontua.
De acordo com a diretora de Atenção Básica da Sesau, Lara Ramos, o programa encerra o ano com um balanço positivo. "Começamos com a Caravana em Janeiro deste ano. Desde então, já realizamos mais de 20 mil atendimentos, reduzindo consideravelmente o número de demandas reprimidas no município. Encerramos o ano com o sentimento de missão cumprida", finaliza.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.