Tal especialidade médica é a responsável pelo cuidado integral das pessoas, das famílias e das comunidades. Na prática, possui como principal campo de prática a Atenção Primária à Saúde e o cuidado desenvolvido no Brasil através das Equipes de Saúde da Família.
A Especialidade tem passado por forte crescimento nos últimos 15 anos em todo o Brasil, com ramificações nos diversos ramos da Atenção Básica, na assistência, no ensino, na pesquisa e na gestão.
É considerada uma especialidade relativamente nova, comparada às demais, e em Petrolina teve o seu Programa de Residência iniciado no ano de 2010 através do Programa de Residência Médica da Universidade Federal do Vale do São Francisco.
Hoje tal Programa de Residência é considerado um dos principais do país e tem sido responsável pela formação de muitos profissionais médicos, recém-formados ou não, que tem atuado na rede de toda a região contribuindo com a saúde da população sertaneja.
Para o Coordenador da residência, o Professor Aristóteles Cardona Júnior, a tendência é de seguir fortalecendo a especialidade: "A Medicina de Família e Comunidade é uma especialidade médica que tem forte relação com o Sistema Único de Saúde e o possui como principal campo de prática. Por isso o fortalecimento da MFC significa também o fortalecimento do nosso sistema de saúde", ressaltou.
Mais informações sobre a especialidade podem ser encontradas no site da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade: http://www.sbmfc.org.br/
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.