Para celebrar o Dia Mundial de Luta contra a AIDS, a Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina realizou, nesta quinta-feira (01), uma grande ação de sensibilização na Praça do Bambuzinho, com a oferta de diversos serviços de saúde, dicas e muito mais. Ao todo, vários serviços foram disponibilizados para as pessoas que passavam pela praça. Testes rápidos, doações de animais, massagens, corte de cabelo feminino e masculino, orientação do Cerest e Hanseníase, glicemia, aferição de pressão arterial e entrega de panfletos e preservativo as todas as pessoas.
Foram realizados 152 procedimentos de testes rápidos, tanto para Sífilis quanto para HIV, a Secretária municipal de saúde de Petrolina, Mara Gonçalves, falou da ação e explicou que as pessoas devem sempre buscar o acompanhamento. "O Dia 'D' serve para orientar as pessoas sobre a importância da prevenção e principalmente os perigos que o HIV e AIDS causam no organismo, por isso nossa função também é conscientizar a todos", explicou.
Também para essa campanha um diferencial chamou a atenção de todos que passavam na praça, cartazes anónimos dos pacientes HIV Positivo de Petrolina formaram um grande cordel no meio do evento, mensagens de amor e alegria eram transmitidas a todos que paravam para ler cada cartaz.
De acordo com a coordenadora do Programa Municipal de DST/AIDS e Hepatites Virais, Ailane Amanda o evento atendeu a todas as expectativas. "A campanha foi bem positiva, mostramos algumas artes dos nossos pacientes soro positivos no intuito de quebrar o preconceito da sociedade. Fizemos e faremos um trabalho de conscientização a população da importância do uso do preservativo, único método 100 % seguro na prevenção das ISTS", explicou
Após fazer o teste rápido, Valtercio Costa parabenizou a ação da Secretaria. "Essa equipe está de parabéns, porque está orientando as pessoas sobre o risco dessas doenças. Ficamos logo consciente do que fazer sobre a nossa saúde".
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.