Milhares de baianos e turistas participaram, neste domingo (27), da Caminhada do Samba, realizada entre o Campo Grande e a Praça Castro Alves, em Salvador. Nove trios desfilaram com os melhores grupos do gênero para homenagear o centenário do samba – foi neste dia, em 1916, que, pela primeira vez, a autoria de um samba, o clássico ‘Pelo Telefone’, de Donga, foi registrada na seção de direitos autorais da Biblioteca Nacional.
Promovido pela União das Entidades de Samba da Bahia (Unesamba), com o apoio da Secretaria do Turismo do Estado (Setur), o evento reuniu os principais blocos de samba baiano, entre os quais, Alerta Geral, Alvorada, Amor e Paixão, Pagode Total, Proibido Proibir, Q’Felicidade, Reduto do Samba, Samba Popular e Vem Sambar.
O secretário estadual, José Alves, prestigiou a caminhada, no início da tarde, e falou sobre a importância do trabalho de preservação da origem do samba na Bahia. “A produção cultural na Bahia é plural e diversificada. Por isso, nosso objetivo é valorizá-la e criar múltiplos roteiros, contribuindo para a permanência do turista por mais tempo na cidade. Um roteiro musical, por exemplo, nos permitirá dar ênfase a aspectos relacionados à história e à produção do samba nesta região”.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.