A proposta da nova Política Estadual de Formação e Desenvolvimento dos Profissionais da Educação Básica será apresentada nesta segunda-feira (28/11) aos gestores dos 27 Núcleos Regionais de Educação (NRE), professores formadores da rede estadual e prefeitos eleitos da Região Metropolitana de Salvador (RMS). A atividade acontece a partir das 14h, no Gran Hotel Stella Maris, em Salvador, e contará com a presença do Secretário da Educação do Estado da Bahia, Walter Pinheiro; do diretor-geral do Instituto Anísio Teixeira (IAT), Severiano Alves; da Secretária de Articulação dos Sistemas de Ensino do Ministério da Educação (Sase/MEC), Regina de Assis e do presidente da Fundação Cultural Palmares, Erivaldo Oliveira.
A proposta, que está sendo construída pelo IAT, em articulação com Superintendência de Políticas para a Educação Básica (Suped), tem como desafio cumprir os planos nacionais e estadual de educação, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação e o decreto Nº 8.752, que trata da Política Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica, garantindo a melhoria da qualidade da educação básica. Com este encontro, o Instituto Anísio Teixeira abre as portas para que gestores e educadores possam contribuir para a construção da política que vai nortear as ações de formação, a partir de 2017.
Severiano Alves lembra que a proposta da política de formação já foi apresentada à Sase e que a presença da secretária de articulação do Ministério, no encontro, reforça a qualidade do documento. “É um projeto moderno, avançado e de qualidade. A presença do MEC, com a Regina de Assis, nos deixa alegre porque é a possibilidade desta proposta ter uma abrangência nacional. O que falta no País são institutos como o IAT. Precisamos formar os profissionais da educação e melhorar a qualidade do ensino na rede pública”, comemorou Severiano.
A Política Estadual de Formação e Desenvolvimento dos Profissionais da Educação Básica se desdobra em três programas; o de Formação e Desenvolvimento dos Profissionais da Educação; de Tecnologias e Mídias Educacionais e de Pesquisas Inovações Pedagógicas. De acordo com a assessora técnica do IAT, “Esses três programas são interdependentes e complementares, porque entendemos que não é possível pensar uma proposta que não contemple o uso das tecnologias de forma que a gente possa desenvolver uma formação que possibilite, aos profissionais da educação, dialogar com a realidade dos estudantes”, afirmou a assessora técnica do IAT, Ana Sueli de Pinho.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.