Oncologista do HDM/IMIP fala sobre tratamento de Câncer Infantil na Unidade

26 de Nov / 2016 às 20h00 | Variadas

O mês de novembro traz importantes datas que mobilizam a sociedade em um movimento de conscientização de combate ao câncer. O Novembro Azul, que tem o intuito de conscientizar a população masculina sobre o câncer de próstata e o Dia Nacional de Combate ao Câncer, que é celebrado em 27 deste mês. A oncologista pediátrica, Anna Carolina, do Hospital Dom Malan/IMIP, em Petrolina (PE), falou sobre o tratamento do Câncer Infantil realizado pela Unidade.

Segundo a médica, os tratamentos oncológicos realizados no HDM abordam tanto os cânceres pediátricos quanto os ginecológicos. “Na pediatria fazemos tratamento quimioterápico e tratamento cirúrgico para leucemias e tumores sólidos. Os principais canceres infantis são as leucemias agudas, seguidas dos linfomas e dos tumores sólidos (tumor de Wilms, neuroblastoma e sarcomas)”, ressalta Anna Carolina.

A profissional explica como funciona o fluxo de usuários. “Os pacientes entram de duas formas: a primeira é através da livre demanda. Entram pelo Pronto Socorro Infantil da unidade e se houver necessidade, o médico pediatra geral solicita avaliação da oncologia pediátrica. E também os encaminhados da APAMI. Seguem para o HDM os pacientes que a oncologia pediátrica atende a nível ambulatorial na APAMI”, complementa a oncologista.

A oncologia pediátrica é formada por duas médicas, dois cirurgiões pediátricos, além de equipe de enfermagem e assistentes administrativos. “Hoje estamos com algo em torno de 45 pacientes em tratamento quimioterápico e obtemos em torno de 75 - 80% de cura somando todos os tipos de câncer infantis”, afirma a médica. “O alerta que dou é para que a família procure o hospital na suspeita de qualquer tipo de doença pois o câncer é curável se for descoberto ainda no início”, finaliza Anna Carolina.

Ascom/HDM-IMIP

© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.