Na manhã desta quarta-feira, 23, o bairro Cajueiro recebeu o Projeto de Arborização Urbana, desenvolvido pela Coelba em parceria com o Instituto MARI, Prefeitura Municipal de Juazeiro, AGROVALE e a comunidade. O projeto foi uma idealização do Projeto MARI, uma Organização Não Governamental, que tem como finalidade cuidar da urbanização na cidade que, em parceria com as demais instituições, absorveram o projeto e após estudos na cidade resolveram iniciar pelo Bairro Cajueiro.
“O Instituto MARI tem como objetivo trazer para Juazeiro uma arborização maior em virtude da escassez de árvores e o nosso clima. Através das parcerias, conseguimos fazer um mapeamento da cidade, levantar áreas que necessitavam de arborização e portes de plantas para cada região”, explicou a presidente do Instituto, Maria Do Carmo Pereira.
O plantio foi iniciado após apresentação dos idealizadores e apoiadores do projeto à comunidade que se fez presente e ajudou a plantar e regar. Reinaldo Silva de Oliveira, morador há 25 anos do bairro, expressou ser um belíssimo projeto nunca visto por ele antes em Juazeiro. “Pela primeira vez estou vendo o meu bairro receber um plantio de árvores assim e, com certeza, vai melhorar e muito o clima nesta área. Eu já adotei uma árvore na porta de minha casa e vou cuidar dessas aqui neste canteiro, árvore é vida, precisamos delas”.
Nesta primeira etapa foram plantadas 44 árvores de porte médio e grande, todas nativas e exóticas. As mudas foram produzidas no viveiro de mudas nativas sediado na Coelba. Para a engenheira florestal do Grupo Neoenergia, era preciso levar em conta a adaptação e o desenvolvimento do plantio no local.
“Para este plantio foi necessário fazer todo o levantamento para delimitar ruas, avenidas casas, praças, passeios, áreas arborizadas e distribuição da rede elétrica, além de verificar quais os portes de árvores. As árvores melhoram o ambiente, influenciam na temperatura, umidade e as mesmas protegem contra poeira, sem contar na estética. Uma árvore muda todo o cenário de uma cidade”, comentou Mariella Revilla.
O secretário de Meio Ambiente e Ordem Pública, Agenor Souza ressalta que hoje o bairro contemplado com o plantio foi o Cajueiro, mas todos os moradores de Juazeiro podem ter uma árvore em sua casa e essas novas árvores vão garantir uma qualidade de vida maior tanto para o morador como para quem passeia pela área.
“Lembramos que, para o plantio, poda ou remoção de qualquer árvore é preciso que o setor de Meio Ambiente faça o estudo, isso para que depois não aconteçam problemas como: calçadas comprometidas com árvores que começam a expor suas raízes, proliferação de insetos e até mesmo quedas, por isso é muito importante buscar sempre o órgão responsável para fazer a devida orientação”, pontuou.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.