Com o objetivo de melhorar a qualidade de vida, desenvolvendo a consciência alimentar para obter um corpo saudável, um grupo de funcionários da 6ª superintendência regional da Codevasf em Juazeiro(BA), criou um programa chamado “Saúde em dia”, que é desenvolvido sob acompanhamento de uma nutricionista, e que vem gerando resultados significativos entre os envolvidos com a ideia.
A iniciativa surgiu quando um grupo com aproximadamente 15 pessoas, acordou em aferir o peso e avaliar o índice de massa corporal toda primeira semana do mês. Cada um, portanto, reduziu a quantidade de carboidratos e calorias ingeridas e faziam algum tipo de atividade física. No entanto, eles não tinham parâmetros para saber se a perda de peso que vinha ocorrendo era saudável. Para isso, o grupo lançou na empresa uma proposta de adquirir uma balança profissional de biopedância, que fornece o percentual de músculo, gordura do corpo e idade biológica. Cinqüenta funcionários acataram a idéia e contribuíram para a compra do equipamento, o que motivou ainda mais os participantes do programa em regrar, e levar a alimentação mais a sério.
Engajados nesse compromisso, alguns membros sentiram a necessidade do auxilio de um especialista, para que cada um pudesse cumprir com o objetivo sem prejudicar sua saúde. A nutricionista selecionada para a função foi Jamile Cerqueira, especialista em nutrição funcional e esportiva.
Segundo Jamile essa iniciativa adotada pelos funcionários da Codevasf só tende a trazer resultados positivos tanto para a empresa quanto para a qualidade de vida do indivíduo: “Se o paciente come melhor, ele melhora o humor, o prazer de estar vivo, melhora a qualidade de vida, e, conseqüentemente, vai produzir mais no trabalho, ou seja, todo o sistema é afetado”.
Durante os quatro meses de trabalho que vem sendo realizado, Jamile, sente-se realizada pelos resultados obtidos no programa, e contente por proporcionar um novo estilo de vida a essas pessoas: “O perfil de pacientes encontrados na Codevasf é variado, tem pessoas com obesidade, outros buscando ganho de massa magra, e durante esses encontros vários casos de sucesso foram encontrado, e de fato eles estão comprometidos em conseguir uma vida mais saudável, e é com muita satisfação que acompanho esses progressos", afirma ela.
Um dos integrantes do programa “Saúde em dia” há quatro meses é o Engenheiro Civil Otávio Augusto de Souza Bastos, e que em um curto período de tempo conseguiu resultados satisfatórios: “Eu nunca tinha ido a um nutricionista, quando entrei no programa fiz exames de sangue, recebi uma dieta de acordo com as minhas necessidades específicas e me dediquei a cumprir. Consegui reduzir 9,5 kg em um período de três meses. Fiquei ainda mais motivado e até minha esposa decidiu ingressar no programa".
Otávio estabeleceu uma meta de peso para ser alcançada. Faz musculação, tem uma alimentação balanceada, e mudou o seu estilo de vida: “Hoje eu me sinto mais saudável. Minha meta é chegar aos 69 kg. Essa competição é comigo mesmo. Não é fácil mudar os hábitos alimentares, mas é importante viver com saúde” diz .
O acompanhamento nutricional é individual, e realizado com exames para conhecer a necessidade específica de cada paciente, dietas com alimentação balanceada, adaptações ao cardápio e consultas de retorno para verificar os resultados obtidos.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.