A prefeitura de Juazeiro, por meio da secretaria municipal de Saúde promoveu na manhã desta quinta-feira (10), no auditório da secretaria uma palestra sobre teste rápido DST/Aids e Hepatites Virais para os enfermeiros da rede de Atenção Básica do município. O treinamento foi ministrado pela coordenadora Geral de Logística e DST/AIDS do município, Magna Cavalcante.
Essa atividade teve como objetivo atualizar os profissionais para o teste rápido do diagnóstico precoce do HIV e triagem da sífilis, prevenindo assim a transmissão vertical da mãe para o bebê nas unidades de saúde para que possam executar, o quanto antes, os testes rápidos de Sífilis e Hepatite B e C. Foi feito também um repasse do SISLOGGLAB que é um sistema de controle logístico de insumos laboratoriais para melhorar a capacidade de resposta e planejar as aquisições dos kits.
Magna Cavcalnte explicou que o diagnóstico da infecção pelo HIV e da sífilis durante o período gestacional é fundamental para a redução das taxas de transmissão do HIV e a eliminação da sífilis congênita. “Essa atividade foi para atualizar as equipes de Atenção Básica com os testes rápidos e a logística de insumos e kits. Nosso objetivo é que seja detectado o quando antes essas doenças começando por quem está mais próximo da comunidade”, disse.
A enfermeira Rosa de Cássia, falou sobre a importância da atividade e do diagnostico precoce da doença, principalmente em gestantes. “Foi um momento de tirar dúvidas e trocar experiências. O enfermeiro precisa estar sensibilizado de uma maneira mais humana para informar o resultado positivo de HIV, por exemplo, de modo a não impactar tanto o paciente. Foi uma manhã proveitosa para nós profissionais”, declarou.
A realização do exame consiste em extrair uma pequena quantidade de sangue do dedo do usuário e em aproximadamente 20 minutos o profissional de saúde emite os laudos de diagnóstico comprovando ou não a presença das DSTs. O teste está disponível para maiores de 18 anos nas Unidades Básicas de Saúde do município, que contam com kits prontos para agilizar a realização dos exames. Caso haja confirmação de alguma das doenças, a equipe de saúde encaminha de imediato o paciente para assistência médica especializada.
Segundo a Diretora de Atenção Básica, Lara Ramos, o treinamento ajuda a ampliar a rede de testagem e aumenta à prevenção da doença. “Nosso maior desafio é fazer um trabalho educativo de prevenção em nossos bairros a essas doenças. A ação ofertou uma atualização sobre as doenças a esses profissionais. A equipe da Secretaria de Saúde está organizando uma ação maior para o Dia Mundial da Luta contra a Aids, 1º de dezembro, em conscientização sobre a doença e a importância do cidadão realizar os exames”, concluiu Lara.
Juazeiro dispõe do serviço em tratamento da DST/AIDS
O Centro de Informações de DST, HIV e AIDS de Juazeiro presta atendimentos especializados, testagem de sorologia (HIV, sífilis e hepatites virais) e acolhimento aos usuários de Juazeiro, Petrolina e de municípios da Macrorregião Norte da Bahia. Além disso realiza consultas e atendimentos pela equipe multiprofissional do Núcleo, formada por médico, dentista, farmacêutico, psicóloga, enfermeira, assistente social e auxiliar de enfermagem.
O Núcleo funciona das 8h às 17h, de segunda a quinta-feira, oferecendo vários serviços para a população, como distribuição gratuita de medicamentos, preservativos, além da realização de exames de sorologia para HIV, Sífilis e Hepatite. O CIDHA fica localizado na Rua 07, nº 279, bairro Maringá, onde funcionava o antigo posto de saúde.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.