Representantes de nove municípios participam do Seminário Final do Pacto Pnaic, em Juazeiro

31 de Oct / 2016 às 10h00 | Variadas

Na última quinta-feira (27) foi realizado o Seminário de Encerramento do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pacto/Pnaic), em Juazeiro. Na ocasião, representantes de nove municípios do interior baiano trocaram experiências exitosas e apresentaram os resultados obtidos no ano de 2016. O evento aconteceu no auditório da Secretaria de Educação e Esportes (Seduc), das 8h às 17h.

A supervisora do Polo e coordenadora do programa na Bahia, Elisângela Mamédio, diz estar satisfeita com as avaliações apresentadas pelas equipes. “Dentro dos nossos segmentos formativos, nós não cobramos apenas os êxitos, mas também os registros das situações que, por hora, não estão tendo sucesso. Nesse momento de rede de experiências, é importante também expor as dificuldades, porque elas são o referencial para o planejamento de 2017”, explica.

Segundo a orientadora local de estudos, Lindalva Cavalvanti, todo trabalho realizado em Juazeiro, teve o objetivo de mudar a didática na sala de aula, buscando assegurar o direito de aprendizagem de todos os alunos. “Buscamos adequar os materiais disponibilizados pelas orientadoras com a realidade da rede, tendo em vista as necessidades mais evidentes das turmas. Considero os resultados obtidos, até então, muito bons”, afirma.  

O secretário de educação Clériston Andrade, parabenizou o trabalho realizado pelos educadores envolvidos com o Pacto/Pnaic. “O programa, sem dúvidas, produz resultados e os indicadores de Juazeiro nos mostram isso. A gente sabe que os resultados na Educação demoram a ser percebidos, mas trabalhamos confiantes de que estamos no caminho certo”, exclama. Os municípios que também apresentaram os resultados do programa em 2016 foram: Campo Alegre de Lourdes, Pilão Arcado, Remanso, Santo Sé, Casa Nova, Sobradinho, Uauá e Curaçá.

PACTO/PNAIC

Na Bahia, o programa começou em 2011 como Programa Estadual de Alfabetização nos Municípios (Pacto), funcionando com recursos estaduais e com foco nas turmas iniciais. Com o lançamento do Pnaic, especificamente do Governo Federal, os dois programas começaram a funcionar separadamente, em parceria com os municípios. No ano passado, o Pacto ampliou o programa para as turmas complementares e, em novembro do mesmo ano, aconteceu a integração entre o Pacto e o Pnaic.

Cada município conta com profissionais que participam de formações individuais, visando o sucesso do processo de alfabetização na idade certa. O orientador de estudos atua com foco nas turmas de 1º ao 3º ano. O coordenador pedagógico multidisciplinar trabalha na esfera pedagógica com as turmas do 4º e 5º ano. O coordenador local atua no monitoramento do programa no âmbito da gestão e das políticas públicas voltadas para o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA) e, no caso de Juazeiro, dos Simulados em Rede.

Andréa Meireles/PMJ

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