Terminou na noite desta sexta-feira (21), no projeto Bebedouro em Petrolina, Sertão de Pernambuco, o curso de manejo da banana realizado pelo SEBRAE em parceria com o Sindicato dos Agricultores Familiares do município (Sintraf). A iniciativa visou capacitar a categoria e a ajudar na competitividade na região.
O curso de três dias, com carga horária de 20 horas e certificado, foi destinado aos pequenos agricultores do Bebedouro e Nova Descoberta. Os produtores familiares tomaram conhecimento de novas técnicas para o plantio e manejo da banana e tiraram dúvidas a respeito da produção no seu dia a dia.
De acordo com a presidente do Sintraf, Isália Damacena, o curso tem aplicação prática porque direciona os agricultores à aplicação correta dos insumos agrícolas, ao uso qualitativo da água e ao melhoramento das técnicas de plantação das mudas. Ainda segundo Isália, a parceria com o SEBRAE tenta preencher uma lacuna deixada pelo poder público.
"Nós agricultores de Petrolina não temos assistência técnica do governo estadual e federal, apesar de prevista em lei. Por isso, a parceria do sindicato com o SEBRAE torna-se importante, porque ajuda nossa categoria a melhorar a produção e consequentemente a competitividade", explica a presidente.
Além de Isália Damacena e do instrutor do curso, Pedro Henrique Nunes, estiveram no evento, o secretário geral do Sintraf, Antônio Roberto Rocha, e o presidente Cooperativa Agrícola Mista do Projeto de Irrigação do Bebedouro (Campibe), Joaquim dos anjos.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.