A Prefeitura de Juazeiro através da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEAPA) irá entregar na próxima sexta-feira (21), nas comunidades de Lagoa do Boi, Tanque Novo dos Gomes e Serra dos Badecas - distrito de Pinhões, mais três quintais produtivos de palmas forrageiras que integra o programa 'Palmas Para Juazeiro'.
Os produtores das comunidades beneficiadas estão recebendo orientações sobre o cultivo e manejo da palma, que servirá de sementeira para a associação da localidade. "O programa tem ajudado os produtores rurais a se prepararem para as secas, com uma alimentação de alta qualidade e alta produtividade para os rebanhos, estruturando assim toda cadeia", explicou o veterinário Rafael Sene, técnico responsável pelo programa.
A unidade consiste em uma área destinada à produção vegetal e distribuição de material genético de qualidade comprovada a fim de atender produtores rurais a implantarem em suas propriedades novos campos de palma, resistentes à Cochonilha do Carmim e dentro da metodologia preconizada de palma adensada, com plantio no espaçamento de – 2m x 0,1m – e irrigação por gotejamento.
Além das três unidades implantadas em Pinhões e uma na comunidade de Lajinha - distrito de Carnaíba do Sertão, ainda serão implantadas 11 unidades nos distritos de Massaroca (2), Abóbora (1), Juremal (1), Pinhões (1), Itamotinga (2), Maniçoba (1) Junco (2) e Carnaíba do Sertão (1).
Vale destacar que o programa consiste em incentivar a implantação de unidades de palmas forrageiras na zona rural do município, em localidades que tenham o mínimo de água possível. "Cada uma das unidades implantadas desempenhará o papel de multiplicadora de mudas e assim disseminará dentro da comunidade a distribuição da palma para outros produtores, em um determinado espaço de tempo", destacou secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Jorge Cerqueira.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.