O gastroenterologista da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP), Dr. Vladimir Meireles, recentemente, passou por uma atualização médica internacional na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. O especialista participou como observed fellowship do curso de Práticas Avançadas em Gastroenterologia, com foco no diagnóstico e terapêutica. Como resultado, os pacientes da UPAE são beneficiados diretamente, pois passam a contar com um serviço ainda melhor na especialidade.
O médico morou de abril a julho em Massachusetts e trouxe na bagagem, além da experiência do intercâmbio, uma forte vontade de escrever um novo capítulo na história da gastroenterologia pernambucana e a UPAE faz parte desse contexto. “Qualquer experiência de troca, seja ela nacional ou internacional, é muito importante. Conseguir fazer esse link do sertão nordestino com um das mais prestigiadas universidades do mundo e manter o netwoork com os profissionais de um país de primeiro mundo com relação à ciência e tecnologia é bastante significativo”, considera Dr. Vladimir.
O especialista tem como uma de suas metas utilizar a experiência vivida a serviço da saúde pública. “O curso apresentou as novas técnicas de endoscopia avançada, abrangendo também a colonoscopia e a colangiopancreatografia endoscópica retrógrada, sendo que esta última também não existia aqui na região e fui o primeiro a realizar. Fazemos na UPAE algumas terapêuticas em colonoscopia como as polipectomias e as mucosectomias para retirada de pólipos e tratamento de lesões de intestino. Dentro desta perspectiva, algumas técnicas aprendidas são essenciais e nos ajudarão a identificar melhor as lesões”, garante o profissional.
De acordo com Dr. Vladimir, a oportunidade surgiu através de conversa com amigos que fez durante a sua especialização em São Paulo. “Alguns deles já tinham contato com hospitais vinculados a Universidade de Harvard e isso me despertou interesse. Fui conhecer a instituição, deu certo fazer a atualização e até ganhei uma bolsa custeada pela Universidade. Fiquei muito contente com a receptividade lá e feliz de poder trazer essa experiência para o submédio São Francisco e para a UPAE de Petrolina”, comemora.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.