Nesta terça-feira (04), o vereador Agnaldo Meira (PC do B) homenageou, durante sessão realizada na Câmara Municipal de Juazeiro, os 515 anos de história do Rio São Francisco. Na tribuna, o parlamentar destacou o protagonismo do Velho Chico na vida dos ribeirinhos sertanejos.
Meira também reiterou os cuidados e ações que devem ser feitas nas margens e nos afluentes do rio Opará, assim chamado pelos indígenas. “O rio São Francisco é a única bacia hidrográfica inteiramente do Brasil. Temos acesso essa potencialidade aqui na região e precisamos valorizar ainda mais e cuidar desse bem precioso”, afirmou o vereador.
HISTÓRICO - O Velho Chico ou Opará foi descoberto no dia 04 de outubro de 1501, durante uma expedição de reconhecimento realizada por Florentino Américo Vespúcio e recebeu o nome de São Francisco, em homenagem ao santo protetor dos animais e do meio ambiente. O Rio São Francisco passa por 5 estados, 501 municípios. Sua nascente na fica localizada na Serra da Canastra, no município de São Roque, em Minas Gerais e é considerado o segundo maior rio do país.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.