Em uma eleição sempre existe um vencedor e vários outros grupos políticos derrotados, no entanto, aqui em Juazeiro dada a conjuntura política Nacional que nasceu a partir do dia 31 de agosto pp., quem realmente perdeu, foi a Cidade. Senão vejamos: costumo dizer, que cidades grandes carecem sempre da proteção do Governo Federal por conta das suas grandes demandas orçamentárias. Por isso, é recomendável que haja um alinhamento político com este Poder para que sejam facilitados os recursos necessários ao seu desenvolvimento.
Esta cidade tem como grande demanda, a obra da Travessia Urbana, Conclusão do Saneamento, e ainda o andamento do Projeto Salitre, dentre outros. Como exemplo, podemos citar dois momentos, sendo um com o Ex Prefeito Joseph, quando consegui por ser alinhado com o Governo Lula, a cobertura do Canal da Vila Jacaré, e atualmente o Prefeito foi contemplado com um imenso número de casas populares e obras da Intervenção Urbana, justamente por ser aliado da Presidente Dilma. O poder Central mudou radicalmente, inclusive a ideologia, e certamente olhará com bons olhos aqueles que são seus aliados.
E agora Juazeiro? Os seus moradores não pensaram nisso e elegeram um novo Gestor, que, não cabe aqui a discussão se tem ou não capacidade para lhe administrar, haja vista, não ter nem iniciado ainda o seu mandato, mas pelo andar da carruagem, fará um Gestão modesta tipo “Baião de dois”, em função da não ligação política com Brasília. Aí, alguém me disse: “está alinhado com o Governo do Estado”. É discutível isso, uma vez que, o Governo do Estado é um “amigo falido” que até agora não conseguiu cumprir a promessa de complementar a duplicação da BA 210 até a estrada de Sobradinho, certamente por falta de recursos financeiros. Além do mais, também pelo andar da carruagem, poderemos ter uma visão de que esta parceria só durará até a eleição para Governo Estadual, dada a ascensão política em Salvador, de ACM Neto, que como alguns dizem, se elegerá Governador em 2018.
Infelizmente, não tem como não comparar. Quem deu o “Voto Útil” em prol dos seus interesses, foi o eleitor petrolinense que permaneceu alinhado, tem um Ministério, tem um Senador, e Deputado Federal, que sempre se unem num bairrismo característico, e que certamente darão andamento aos projetos de desenvolvimento daquela já progressista cidade, ao passo que você Juazeiro, não tem nenhuma mão amiga e forte junto ao Poder que decide.
Quero estar errado, não é pessimismo, afinal sou teu morador, te admiro desde que eu fui criança, e gostaria de te ver sempre bonita, confortável e com progresso nas veias, porém, considero que você deu um pulo em um buraco não muito raso, e lá passará quatro anos em um retrocesso inaceitável.
Manoel Delmir Pereira dos Santos
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.