Em tempos de crise e época em que as famílias brasileiras passam pelo maior endividamento nos últimos 10 anos, de acordo com dados do Banco Central, fica difícil resistir a palavras sedutoras como 'liquidação', 'saldão' e 'queima de estoque'. E fica mais difícil resistir a dar presentes aos filhos, sobrinhos ou netos no Dia das Crianças. Com a data se aproximando, no dia 12 de outubro, O Procon alerta o consumidor para que fique atendo na hora das compras.
Outro assunto de interesse do consumidor diz respeito ao rotativo do cartão. O setor estuda limitar o uso do rotativo por até 90 dias para que ele deixe de ser vilão do endividamento. O limite vem sendo estudado pelo setor como forma de os bancos e administradoras de cartões garantirem a contratação de outra dívida com juros menos extorsivos por parte dos inadimplentes.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC) essa estratégia já vem sendo utilizada por algumas instituições financeiras para quem paga apenas uma parte do valor da fatura - os 15% obrigatórios. A proposta em estudo é domar o que é considerado 'vilão do endividamento', mantendo o rotativo apenas como crédito emergencial e transferir a dívida para outras modalidades de crédito a partir de um determinado período.
Quer saber mais sobre esses dois assuntos? O consumidor pode acessar os links abaixo e obter as dicas necessárias para se proteger.
1 - Palavras como liquidação e saldão são usadas para atrair clientes em época de crise
2 - Rotativo do cartão quer deixar de ser vilão do endividamento
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.