Estudantes e professores de Serviço Social da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape) tiveram a oportunidade de apresentar trabalhos e trocar experiências com discentes e profissionais de todo país no 15º Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais (CBAS), que este ano comemorou os 80 anos da profissão no Brasil.
Com o tema ‘80 anos do Serviço Social no Brasil – a certeza na frente, a história na mão’, o congresso aconteceu em Olinda (PE) e reuniu mais de três mil pessoas. Participaram a coordenadora do curso de Serviço Social, Andrea Alice, a professora Maria Lúcia da Silva Souza, e as estudantes do 7º período, Rayane Stefany Menezes e Aryele Rebeca. Para Andrea, o evento abriu novas perspectivas em relação à profissão e aos estudos na academia.
“Tivemos a oportunidade de assistir a conferências com professores e profissionais renomados nacionalmente no Serviço Social, desde autores de livros a pesquisadores que utilizamos como referência na sala de aula. Tenho certeza que estudantes e professores da Facape que participaram do evento retornaram com uma visão aprimorada da profissão”, destacou a professora.
As estudantes Rayane e Aryele apresentaram dois trabalhos no congresso: ‘Serviço Social - legitimação profissional e os desafios contemporâneos’, orientado pela professora Andrea, e ‘Assistência Estudantil - Experiência de estágio supervisionado em Serviço Social na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)’, orientado pela supervisora de campo e assistente social da universidade, Paloma Suelen Franca. Já a professora Maria Lúcia abordou o tema ‘O exercício profissional sob o manto das relações de trabalho impostas pelo modelo neoliberal’.
“Os trabalhos apresentados são expressões do desenvolvimento da capacidade investigadora e elaborativa de estudantes, docentes e colaboradores da Facape”, comemorou Andrea.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.