A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEAPA) e a Associação de Desenvolvimento Econômico e Social de Juremal (ADESJUL), realizarão de 16 a 18 de setembro, na Praça Manuel Gonçalves Neto, sede do distrito, o II Festival do Doce de Leite de Juremal. O evento terá como tema: "Estou de volta para minha Jurema", e contará com o segundo encontro dos filhos de Juremal, momento em que os conterrâneos do distrito estarão se confraternizando e homenageando a localidade.
O doce fabricado de forma artesanal, produzido a cerca de um século, passado de geração a geração, constitui uma fonte de renda para o sustento de várias famílias - fomentando a produção de leite em pequenas propriedades. O produto (leite) é a principal matéria prima para a produção dos doces, no qual agrega valor, aumenta a renda e melhora a qualidade de vida das doceiras e dos produtores.
O 'Festival do Doce de Leite' tem o objetivo de diversificar e divulgar os produtos fabricados a partir do leite (cabra e vaca), proporcionar aos produtores de Juremal e dos demais distritos de Juazeiro, oportunidades de capacitação, negociação e divulgação de suas iguarias e conquistar novos consumidores. O evento irá disponibilizar ferramentas essenciais para a expansão comercial dos produtos, buscando a consolidação da atividade como alternativa viável de geração de emprego e renda.
"Esse ano temos uma grande novidade, o doce sem açúcar que atenderá aos consumidores que não podem ingerir glicose. O evento também terá a participação das comunidades de Curral Novo e Jacaré (Massaroca) que estarão apresentando o doce de umbu e da comunidade de Lajinha (Carnaíba) com seus famosos sequilhos. Na ocasião a COAFJUR em parceria com o CESOL também estarão comercializando queijos finos de leite de cabra", informou José Wilson Chaves (Chaveco), coordenador do evento.
O evento conta com a parceria da ADAB, SEBRAE, IRPAA, STRJ, Banco do Nordeste, CESOL, UNEB, Polícia Militar da Bahia, CONTESF, Câmara Municipal de Juazeiro, Rádio Juazeiro, Governo Federal, ADAC, COOAFJUR, ACAC e UNIVASF.
Homenagem
Durante a realização do II Festival do Doce de Leite três filhos de Juremal serão homenageados: o comerciante João Ferreira de Souza, mais conhecido como o Senhor Neném da Maroca; o vendedor de doces, Givaldo Felix de Araújo (Chiada) e a vendedora de doces Maria Ribeiro da Silva (Mariinha).
Confira a programação:
16/09/2016 - Sexta-feira
17h – Desfile Cívico - Colégio Municipal Raimundo da Cunha Leite
18h – Abertura Oficial do II Festival do Doce de Leite;
19h – Apresentação cultural;
20h30 – Coquetel;
18h às 22h– Show Musical com SKEMA 2.
17/09/2016 - Sábado
08h às 20h – Exposição e comercialização dos produtos da culinária local;
15h - Homenagem ao Sr. Givaldo Felix de Araújo (Chiada) e Sra. Maria Ribeiro da Silva (Mariinha);
16h – Homenagem com descerramento de placa a João Ferreira de Souza (Neném da Maroca), dando o seu nome à Avenida do Mercado;
16h - Degustação de doces e outras iguarias, com direito a rapa do tacho e pão de Cesário;
16h30 - Confraternização dos Filhos de Juremal, com o cântico do Hino do Distrito (Cidinho da Jurema);
17h – Show Musical;
21h às 01h - Show musical com BANDA MIRAGE.
16/09/2016 - Domingo
08h às 12h – Exposição e comercialização dos produtos da culinária local;
13h – Show Musical;
16h às 20h - Show musical com EDINHO E BANDA.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.