A Secretaria de Educação e Esportes (Seduc) de Juazeiro informou ao Blog que lançou o edital para o programa Bolsa Atleta. A seleção visa beneficiar com uma bolsa de R$ 1 mil durante o período de um ano, atletas e paratletas de esportes de alto rendimento. As inscrições podem ser realizadas na Superintendência de Esportes da Seduc até o dia 23 de setembro deste ano.
Esportes de alto rendimento são aqueles que requerem alto nível de treinamento e têm caráter olímpico/paralímpico. Para participar da seleção, o candidato deve provar que pratica uma modalidade, é brasileiro ou goza das prerrogativas previstas no artigo 12 da Constituição Federal, tem entre 14 e 31 anos, não tem restrições de ordem criminal e que está em dia com a justiça eleitoral e com o serviço militar – no caso dos candidatos do sexo masculino.
O edital, assim como a ficha de inscrição, será entregue ao interessado na sede da Superintendência de Esportes do município. Para efetuar o cadastro é preciso comparecer ao local levando cópias dos seguintes documentos: Identidade (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF) e comprovante de residência. Além disso, é necessário apresentar uma declaração original do atleta ou responsável (para os menores de 18 anos), comprovando que não recebe remuneração da entidade desportiva que é registrado.
Também é necessário comprovar que o atleta/paratleta: ficou entre os cinco primeiros colocados dentre modalidades individuais e/ou coletivas em campeonatos estaduais, regionais nacionais ou internacionais; está relacionado com a entidade regional de administração de desporto entre os 12 melhores atletas na modalidade; e que se aproximou ou atingiu as metas estabelecidas nas competições que participou.
Ainda é requisitado pelo edital a apresentação das declarações originais da: entidade desportiva, atestando que o atleta/paratleta é vinculado a ela e que se encontra em atividade esportiva participando regularmente de competições; da entidade estadual de administração do desporto reconhecida pela Confederação da respectiva modalidade; da instituição pública ou privada na qual está matriculado ou onde completou o ensino médio; da entidade de prática desportiva a que está vinculado, comprovando que tem no mínimo 80% de frequência nos treinamentos e competições; e a certidão do Tribunal de Justiça Desportiva, comprovando que não está cumprido nenhuma punição.
Está previsto no edital que 20% das vagas serão reservadas para pessoas com deficiência. Os candidatos serão avaliados de acordo com uma tabela que prevê pontuações para as colocações atingidas pelos atletas/paratletas em competições estaduais, regionais, nacionais e mundiais. O resultado do concurso será publicado no Diário Oficial do Município de Juazeiro no dia 30 de setembro deste ano.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.