Um balanço da situação atual do perímetro irrigado de Maniçoba, localizado na BA 210, a 35 km do centro de Juazeiro (BA) foi o tema central de reunião do superintendente regional da Codevasf, Misael Aguilar Neto, acompanhado de técnicos da companhia com o Conselho de Administração do perímetro. Foram discutidas também as demandas dos irrigantes que fazem parte do empreendimento agrícola.
Na abertura da assembléia, o gerente executivo do Distrito de Irrigação de Maniçoba (DIM), Valter Matias de Alencar, informou aos presentes o recebimento, naquela tarde, de uma nova retroescavadeira, adquirida com recursos próprios do DIM. A nova máquina custou cerca de R$ 200 mil, e vai ser usada para auxiliar em obras de melhoramento e conservação da estrutura de irrigação.
No decorrer da apresentação, Valter fez uma retrospectiva de sua administração junto ao Maniçoba, perímetro que tem 45 anos de construção e 35 de operação. Segundo ele, “durante minha gestão, sempre contei com o apoio da Codevasf e, com esta parceria, já consegui algumas benfeitorias, como a construção de 460 pontes de acesso a lotes agrícolas e de 100 reservatórios para implantação do sistema pressurizado de irrigação”.
O gerente executivo também comentou a aquisição do sistema flutuante de captação de água, implantado pela Codevasf, e que poderá ser usado a qualquer momento caso a vazão da barragem de Sobradinho seja reduzida a níveis críticos, como ocorreu no ano passado.
Outro ponto apresentado por ele foi o fato de o perímetro ter dobrado o número de famílias instaladas no campo, de 298 para as atuais 602. Valter afirmou que “hoje o Maniçoba possui mais de 18 mil habitantes, e aqui são gerados diretamente cerca de 5 mil empregos, isso sem falar nos empregos indiretos, no comércio local instalado aqui, com farmácias, mercadinhos, lojas de materiais de construção, bares e restaurantes, lanchonetes, postos de saúde e até o serviço alternativo de transporte, que todo dia traz muitos trabalhadores para cá”.
Valter também afirmou na reunião que o Maniçoba tem o maior Valor Bruto de Produção, superando os demais perímetros atendidos pela Codevasf na região norte da Bahia. A estimativa para este ano, segundo ele, é de mais de R$ 200 milhões. Além disso, ele afirmou que o DIM, que possui 49 funcionários, foi responsável pelo financiamento e implantação de alguns serviços públicos, como telefonia móvel e rede de esgotamento sanitário na agrovila.
Referência de sucesso
Durante sua palestra, o gerente executivo também comentou algumas dificuldades mais urgentes dos agricultores, e convidou o superintendente regional para compor a comitiva de representantes dos distritos administrativos dos perímetros irrigados da região, que têm uma agenda prevista na sede da Codevasf, em Brasília, no final deste mês.
O superintendente regional da Codevasf em Juazeiro, Misael Aguilar Neto, elogiou o trabalho desenvolvido pelo gerente executivo do DIM. Para Misael Neto, “o perímetro irrigado de Maniçoba é hoje uma referência de sucesso não só para a região, mas também para todo o país. Esse é o futuro destes empreendimentos agrícolas, onde os próprios produtores decidem seus destinos, apontam seus problemas e buscam juntos soluções para eles. Nós da Codevasf sempre estaremos acompanhando esse trabalho e fazendo a nossa parte”.
Por ser natural de Juazeiro, Misael Neto afirmou que “a história destes perímetros irrigados é também a história de Juazeiro, pois os empreendimentos agrícolas trouxeram desenvolvimento à nossa região, e devem ter tratamento especial dos governos municipal, estadual e federal”.de um Termo de Cooperação.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.