Neste sábado (13), o candidato a prefeito de Juazeiro, Paulo Bomfim, acompanhado do prefeito Isaac Carvalho, participou do I Simpósio Quebrando o Silêncio, um projeto da Igreja Adventista do Sétimo Dia, que tem o objetivo de combater a violência doméstica e o abuso sexual de crianças e adolescentes. O evento aconteceu no Espaço Multieventos da Univasf, e reuniu mulheres, pastores, educadores, pais, alunos e autoridades.
Paulo Bomfim lembrou que no dia 7 de agosto, a Lei Maria da Penha, que pune agressores de mulheres na família ou em casa, completou dez anos, e parabenizou a Igreja Adventista por está discutindo o tema. "Vamos continuar trabalhando para reduzir as estatísticas da violência contra a mulher, que ainda são alarmantes na nossa cidade e no país. O Centro Integrado de Apoio a Mulher – CIAM tem trabalhado com muita dedicação, em parceria com a Delegacia da Mulher e a Policia Militar, mas precisamos fortalecer mais este trabalho, e as mulheres precisam denunciar estes agressores, que cometem este crime grave que é uma violação dos diretos humanos, e afeta negativamente o bem-estar geral delas e as impede de participar plenamente na sociedade. Estamos juntos nessa luta", afirmou o candidato.
A tenente Nadjane Souza, comandante da 'Operação Ronda Maria da Penha' – ORMP em Juazeiro, explicou o funcionamento da operação e apresentou dados estatísticos de acompanhamento de mulheres vítimas de violência. A ORMP tem como objetivo o acompanhamento das medidas protetivas junto à vítima e ao agressor. Ela funciona através do acompanhamento da mulher em sua residência, com visitas constantes e aleatórias, visando o monitoramento das medidas protetivas e, consequentemente, inibição de nova conduta do agressor. "Nós também efetuamos prisões em flagrante em caso de descumprimento das medidas, além de dar cumprimento à mandado de justiça em razão de prisões preventivas decretadas, e atuamos também no pré-delito com a sensibilização através de palestra e busca ativa das mulheres em diversos bairros de cidade", acrescentou a tenente. Nadjane também destacou a parceria com a Prefeitura de Juazeiro, através do Centro de Integrado de Apoio a Mulher – CIAM, da Secretaria de Desenvolvimento Igualdade Social e dos agentes de saúde do município.
"Quero agradecer e parabenizar a Igreja Adventista e todas as instituições que estão nessa luta diária, como o Comando Geral da PM, o CIAM, a Delegacia da Mulher e as mulheres que são vítimas ou abraçam esta causa. Juazeiro foi à primeira cidade do norte da Bahia a receber o projeto 'Operação Ronda Maria da Penha', em 2015, que foi mais um instrumento para colaborar na redução desse índice alarmante, pois além da proteção ele também busca a conscientização das pessoas", ressaltou o prefeito Isaac Carvalho. O presidente da Igreja Adventista de Juazeiro, o pastor Cleiton Lins agradeceu a participação do Prefeito Isaac e do candidato Paulo Bomfim no Simpósio Quebrando o Silêncio.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.