Até 14 de setembro, 22 obras de artes visuais permanentes, como monumentos e instalações, serão inauguradas em diferentes cidades do país. A iniciativa – resultado de uma parceria da Fundação Nacional de Artes – Funarte com o Ministério da Cultura e a Subchefia de Assuntos Federativos da Secretaria de Governo da Presidência da República – visa valorizar a diversidade e a regionalidade da arte brasileira e, ao mesmo tempo, celebrar e homenagear, de forma criativa, os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos que, pela primeira vez, são sediados na América do Sul.
Lançado em fevereiro, o Prêmio Arte Monumento Brasil2016 teve também como objetivo criar um legado de monumentos permanentes em locais públicos de grande circulação e visitação, nas cidades por onde passou a tocha olímpica. Ao todo foram contemplados 22 projetos, cada um deles recebeu premiação no valor de R$ 30 mil. Três obras de artes visuais já foram inauguradas, duas no estado do Rio, em Paraty e Nova Friburgo; e a terceira em Tiradentes (MG).
No dia 19 de agosto, Juazeiro receberá a “Chama Navegante”, a obra em fibra de vidro e metal dialoga com o vapor Saldanha Marinho, monumento à navegação às margens do rio São Francisco, no antigo porto de Juazeiro/BA. Sintetiza as figuras de carranca, vela e barco, constitutivas da memória local, as quais, reunidas, formam uma imagem dinâmica da tocha olímpica e foi uma proposição do artista Antonio Carlos Coelho de Assis (Coelhão).
Veja a matéria na íntegra AQUI
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.