Com o objetivo de discutir ações, pendências e perspectivas para estabelecer prioridades e encaminhamentos para os exercícios 2016 e 2017 da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), foi realizada reunião técnica entre a presidente da Codevasf, Kênia Marcelino, diretores, superintendentes regionais, gerentes executivos, chefes de gabinete e chefes de unidade da empresa.
O superintendente regional da Codevasf em Juazeiro (BA), Misael Neto, que esteve acompanhado do assessor Luiz Manoel, destacou obras em curso e concluídas de esgotamento sanitário e de sistemas de abastecimento de água no norte da Bahia, com ênfase no sistema de Campo Alegre de Lourdes – que atenderá com água tratada cerca de 40 mil moradores de 71 localidades.
“A intenção da Codevasf é que a adutora principal do sistema de abastecimento junto a estação de tratamento de água e as estações de bombeamento compreendidas entre a captação e o município de Campo Alegre de Lourdes sejam concluídas até final do ano e, assim, iniciar o período de testes e pré-operação para atender à sede do município de Campo Alegre de Lourdes”, ressaltou o superintendente regional.
Misael Neto aproveitou para destacar a conclusão do sistema de esgotamento sanitário de Mirangaba, que beneficiará diretamente cerca de 7,5 mil pessoas, e do sistema de abastecimento de água de Sento Sé, responsável por atender aproximadamente 18 mil pessoas. “As obras integram a estratégia do governo federal para a convivência com a seca na região oferecendo, assim, água de qualidade para a população”, afirma.
A 6ª Superintendência Regional da Codevasf, sediada em Juazeiro, abrange ao todo 27 municípios: Abaré, Campo Alegre de Lourdes, Campo Formoso, Casa Nova, Chorrochó, Curaçá, Glória, Jacobina, Jaguarari, Jeremoabo, Juazeiro, Macururé, Miguel Calmon, Mirangaba, Morro do Chapéu, Ourolândia, Paulo Afonso, Pedro Alexandre, Pilão Arcado, Remanso, Rodelas, Santa Brígida, Sento Sé, Sobradinho, Uauá, Umburanas e Várzea Nova. E ainda é responsável por oito projetos públicos de irrigação: Maniçoba, Mandacaru, Tourão, Curaçá, Salitre, Pedra Branca, Glória e Rodelas, que apresentam na totalidade 36.574 hectares irrigados, gerando aproximadamente 72 mil empregos diretos.
Flutuantes
Na oportunidade, o superintendente mencionou os sistemas de bombeamento auxiliar por flutuantes nos perímetros irrigados de Maniçoba e de Pedra Branca, os quais estão prontos para ser entregues. E, com isso, haverá a regularidade da oferta de água para áreas de produção irrigadas afetadas pelos baixos níveis de vazão do rio São Francisco a partir do reservatório de Sobradinho. Atualmente, a vazão encontra-se em 800 m3/s.
Projetos de irrigação
Os projetos públicos de irrigação também foram tema das estratégias de ação do superintendente, que destacou o potencial do Salitre. A intenção da Codevasf é transformar o projeto em distrito e, assim, transferir o controle/desenvolvimento do projeto para autogestão.
Em relação ao Sistema Itaparica deve ser criado um grupo de trabalho formado por representantes dos ministérios da Integração Nacional e das Minas e Energia, além da Codevasf, por meio das superintendências regionais de Petrolina (PE) e de Juazeiro (BA). O objetivo é encontrar a melhor alternativa para implantação de um modelo de gestão.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.