Da sede de Campo Formoso, no norte da Bahia, até a comunidade quilombola de Laje dos Negros são 90 quilômetros através da caatinga, onde as aguadas estão secas. O céu azul, com poucas nuvens, ainda não traz esperança de chuva e a água só passou a chegar à localidade em abundância com a inauguração do sistema de abastecimento, realizada pelo governador Rui Costa neste sábado (16). E se a água faltar, os moradores podem telefonar para a Embasa, pois Laje dos Negros agora possui telefonia móvel, implantada por meio de uma parceria entre a Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra) e a operadora Oi.
O governador também entregou viaturas para a Polícia Militar de cinco municípios da região - Caldeirão Grande, Pindobaçu, Ponto Novo, Antônio Gonçalves e Campo Formoso. Já a Escola Estadual Professora Lúcia Freitas, que tem uma sede avançada em Laje dos Negros, vai receber uma nova sede, em terreno cedido pelo Governo do Estado e que foi visitado por Rui neste sábado.
Na comunidade quilombola, o governador conheceu um pouco da cultura local, expressa em cordel e poesia, e destacou a importância do abastecimento para a localidade de Laje dos Negros. "Água é sinônimo de vida e saúde. Nenhum ser humano, animal ou vegetal sobrevive sem água. Um ser humano que consome água sem qualidade terá problema de saúde. Em 2007, o Governo do Estado criou o Programa Água para Todos, que já beneficiou mais de 5 milhões de baianos", afirmou Rui.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.