A cidade internacional do bode comemora neste sábado 90 anos de emancipação político-administrativa. Já sabem de quem estamos falando? É isso mesmo, do município de Uauá.
Para parabenizar a população deste tão querido município, o deputado estadual Carlos Geilson (PSDB) apresentou uma moção de congratulações na Assembleia Legislativa da Bahia. "Parabenizo os Uauaenses por esta data tão importante e singular. Nesta data gostaria de reafirmar meu compromisso para com todos os moradores. Essa terra de um povo guerreiro e trabalhador, que não cansa de lutar por dias melhores"', frisou Geilson.
A história de Uauá começou no século XVIII, quando Francisco Ribeiro edificou a fazenda Uauá às margens do Rio Vaza-Barris. A partir daí formou-se o povoado de Uauá, cujo nome é uma alteração do vocábulo tupi-guarani 'uá-uá', que significa vaga-lume, inseto presente na região em grande quantidade.
Em 1896 a localidade serviu de acampamento para uma Companhia de Infantaria do Exército que se dirigia a Canudos. No ano de 1905 o povoado passou a ser distrito do município de Monte Santo. Os anos se passaram e em 9 de julho de 1926 Uauá foi elevado à categoria de município.
Com o passar do tempo a cidade cresceu e hoje é cenário da famosa exposição agropecuária de caprinos e ovinos, que costuma ser realizada no mês de agosto e atrai milhares de pessoas. Outras festividades que atraem muitos visitantes para o município são os festejos juninos.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.