No último mês de junho, médicos e enfermeiros do Hospital Dom Malan/IMIP, Petrolina (PE), participaram de um curso sobre Urgências e Emergências Obstétricas para profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS). O evento aconteceu nos dias 06 a 08 de junho, no Centro de Simulação Realística do Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein (IIEPAE), em São Paulo (SP), e teve 27 horas de duração.
Realizado pelo Ministério da Saúde (MS) o curso contou com a participação de médicos e enfermeiros de 11 maternidades de alto risco e alta demanda de todo Brasil. Com esta ação o Ministério da Saúde pretende apoiar equipes de instituições públicas em todo o país, na melhoria das práticas de atendimento ao paciente.
Além do processo contínuo de atualização, o curso teve também como objetivo a troca de informações entre os diferentes serviços de obstetrícia, que mandaram seus representantes, para melhor atender à população assistida pelo SUS.
A metodologia utilizada além das aulas teóricas, contou com atividades práticas realizada com atores e bonecos muito modernos, simulando cenários bastante reais de urgências vividas no dia a dia pelo obstetra e enfermeiro.
Os representantes do HDM foram os médicos especialistas em Ginecologia e Obstetrícia, Osman Sarmento e Renato Nobrega, e as enfermeiras Laíze Borges e Yane Tina Macedo.
Segundo o médico Renato Nobrega, “o curso orienta os profissionais diante de situações de estresse dentro de uma urgência obstétrica, e é uma oportunidade ímpar de conhecer os novos protocolos dos diversos serviços de obstetrícia que estavam presentes. Esse curso, sendo um dos mais atualizados, conta com os equipamentos modernos para um excelente treinamento em simulação realística no Brasil”, afirmou.
Para Osman Sarmento, “essa experiência foi muito importante para preencher a necessidade de atualização permanente, e aperfeiçoamento para lidar com as situações de urgência e emergência em obstetrícia, frequentes numa maternidade com a complexidade e abrangência do HDM”, relata.
Sarmento completa “foi muito interessante o aprendizado com esse treinamento que alia conteúdo teórico e situações reais, utilizando inclusive atores. É um tipo de curso em obstetrícia que raramente é ofertado no Nordeste”, complementa.
A enfermeira, Yane Tina Macedo, também ressaltou um pouco da sua experiência no curso, “foi uma experiência muito enriquecedora que agregou novos conhecimentos para minha pratica obstétrica, em especial nas emergências”, disse.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.