O deputado estadual Zó (PCdoB) apresentou nesta segunda-feira (20) na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) o projeto de lei nº 21.931/2016. O texto aborda a presença de doulas durante todo o período de trabalho de parto, sempre que solicitado pela parturiente e isso, independente da presença de acompanhantes, em maternidades, casas de parto e estabelecimentos hospitalares congêneres tanto da rede pública quanto da rede privada.
A lei, que já foi aprovada em outros estados brasileiros, figura como uma alternativa para cuidar do bem estar emocional da parturiente, já que o trabalho das doulas consiste, dentre outras coisas, em oferecer conforto, encorajamento, tranquilidade, suporte emocional e até mesmo físico.
"O trabalho da doula é proporcionar para as parturientes o direito de viver esse momento de forma mais humana, passando amor, conforto, informação e cuidado nesta hora tão aguardada e de muita ansiedade", relatou Zó.
Ainda de acordo com o texto do PL, as doulas poderão entrar em ambientes hospitalares com seus respectivos instrumentos de trabalho (bolas de fisioterapia, massageadores, bolsa de água quente, óleos para massagens e demais materiais considerados indispensáveis na assistência do período de trabalho de parto, parto e pós-parto imediato) todos condizentes com as normas de segurança.
"O objetivo do projeto é incentivar a presença das doulas levando em consideração estudos e publicações que mostram dados positivos. Há pesquisas que revelam também que a presença da doula no pré-parto e parto traz benefício tanto para a mãe quanto para o bebê, reduzindo intervenções médicas e tempo de internação", avaliou o deputado.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.