Em atividade no plenário da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) na tarde desta terça-feira, 14, o deputado estadual Odacy Amorim, PT, encerrou o dia de trabalho usando a tribuna da Casa de Joaquim Nabuco para se colocar contrário ao corte de verbas para a agricultura familiar. Já na parte da manhã, como coordenador da Frente Parlamentar em Defesa do Rio São Francisco e demais rios de PE, Odacy comandou uma visita técnica aos rios Jaboatão, em Jaboatão dos Guararapes, e Tejipió, no Recife.
Na inspeção, o deputado constatou fortes agressões a esse rios, enquanto visitava e conversava com moradores. A Frente constatou o que tem sido comum nas visitas que já fez em outras visitas: casas com esgotos que escorrem diretamente para o rio. “É um verdadeiro drama. Canais por onde deveriam passar apenas água da chuva, são ocupados por esgoto”, lamentou Odacy. Ao fazer um balanço dos 12 meses de atividades da Frente dos Rios, completados este mês, o parlamentar classificou a situação como crítica.
“Já visitamos favelas, vimos coisas subumanas, como pessoas usando penico em pleno século XXI por não ter um banheiro. A gente espera poder construir uma política boa pensando no futuro”, declarou Odacy. A visita foi acompanhada por técnicos da Agência Estadual do Meio Ambiente (CPRH). Conforme o parlamentar, ele ira denunciar no relatório final da Frente, as agressões que os rios e mananciais pernambucanos vêm sofrendo.
"Pediremos providências urgentes à secretaria estadual de Meio Ambiente e a quem mais for responsável por essa política de preservação dos rios pernambucanos", comentou Odacy Amorim. A próxima atividade da Frente Parlamentar está agendada para agosto, quando irá à Petrolina, no sertão, inspecionar o Rio São Francisco.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.