Hoje é aniversário do pai da bossa nova, João Gilberto, que completa 85 anos. Jornais, revistas, blogs, portais de notícia e emissoras de televisão do mundo inteiro reverenciam nesta sexta-feira, 10, João Gilberto o baiano de Juazeiro que é companheiro de um violão desde os 14 anos. Criativo, inventou uma forma de tocar e cantar ao violão. Com Tom Jobim, foi um dos músicos que lançaram a bossa nova.
João Gilberto Prado Pereira de Oliveira nasceu em 10 de junho de 1931 na cidade de Juazeiro no norte da Bahia. João Gilberto é cantor, compositor e violonista. Tem, ao todo, onze álbuns de estúdio lançados, sendo um dos seus discos mais famosos o compacto “Chega de saudade”, que foi produzido pelo maestro Tom Jobim, em 1959.
A obra de João Gilberto deu inicio ao movimento da Bossa Nova no Brasil e influenciou importantes nomes da MPB como Gilberto Gil, Caetano Veloso, Chico Buarque, Milton Nascimento. Também influenciou, musicalmente, artistas internacionais, já que o músico passou muito tempo no exterior.
Em 2014, em sua página pessoal no facebook o petrolinense Geraldo Azevedo, assim comentou o aniversário de João Gilberto:
Hoje é o aniversário do João Gilberto. “Quando apareceu a Bossa Nova com o João Gilberto, ele foi um grande inspirador para eu me tornar artista.
Sou quase conterrâneo dele, pois nascemos na beira do Rio São Francisco. Ele na margem da Bahia e eu na margem de Pernambuco. Por isso que eu digo, a bossa nova nasceu nas águas do Rio São Francisco!
João me favoreceu no meu modo de cantar. Por ter uma voz pequena, passei a cantar com mais segurança. Sílaba por sílaba você consegue ouvir o que ele canta. Sua respiração é especial.
João, você é meu eterno ídolo, espero algum dia ainda te conhecer! Te desejo muita saúde!
Viva João Gilberto!
O show “O Amor é Bossa Nova” acontecerá em Juazeiro às 20 horas, na Orla 2 – ao lado do Vaporzinho, mantendo uma tradição de eventos promovidos pela Prefeitura de Juazeiro exaltando o artista que tornou a cidade conhecida em todo o mundo.
Dentro das comemorações dos 85 anos de João Gilberto e antes do show de Hanna, no mesmo palco o compositor Maurício Dias abre o projeto Vapor do Sol, que a partir das 17 horas contará com apresentações de clássicos da bossa nova com as participações de Joana Souza, Andrezza Santos e Rogério Leal, além do violonista Edésio César, do saxofonista Robertson Ferraz e do pianista Soneca Martins.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.