Está disponível a exposição fotográfica online ‘Abrindo o Relicário’, que reúne fotografias da cidade de Juazeiro-BA entre as décadas de 1910 e 1970. As imagens fazem parte do acervo de fotografias do Arquivo da Profª Maria Franca Pires (1921-1988), que está localizado no Departamento de Ciências Humanas da Universidade do Estado da Bahia.
Ao entrar no site, o visitante poderá apreciar parte da história e memória da cidade, através de fotografias do antigo cais, da movimentação comercial que acontecia ali, o mercado municipal, a arborização das praças e ruas, os antigos carnavais, as orquestras, o futebol, a ponte Presidente Eurico Gaspar Dutra, os vapores que ancoravam no cais e também cruzavam a ponte, os paquetes e balsas que faziam a travessia de pessoas e mercadorias, entre outras imagens.
‘Abrindo o relicário’ é fruto de um projeto que teve como objeto de pesquisa o acervo de fotografias antigas de Juazeiro-BA, iniciada pela curadora Larissa Paim em agosto de 2015, em decorrência do projeto de pesquisa O Arquivo da Professora Maria Pires: Memória, História Cultural e Pesquisa na Região de Juazeiro Bahia, que é coordenado pela Profª. MSc.Odomaria Bandeira e culminou no Trabalho de Conclusão do Curso de Comunicação Social - Jornalismo em Multimeios, da referida curadora.
O acesso a exposição pode ser feito no endereço www.abrindoorelicario.com.br e estará disponível até o dia 13 de julho. De acordo com Larissa Paim, o objetivo do trabalho vai além de promover o contato e a interação das pessoas com parte da história e memória da cidade. “A intenção é gerar conhecimento através do conteúdo das fotografias. Além disso, também dar visibilidade ao trabalho realizado pela professora Maria Franca Pires durante muitos anos. Para isso estou utilizando e experimentando o espaço eletrônico, que se configura também como um lugar onde podemos desenvolver a arte, principalmente por suas características de ser um espaço aberto, democrático e interativo”, ressalta.
SOBRE MARIA FRANCA PIRES
A professora e pesquisadora Maria Franca Pires dedicou grande parte de sua vida a educação, história, memória e cultura de Juazeiro-BA. Além de legar um arquivo rico em informações sobre Juazeiro-BA e região, onde é possível encontrar jornais, revistas, biografias, livros, gravações de áudio e fotografias, também produziu três obras: Lendas do Velho Chico, em 1987, Juazeiro Bahia, lançado em 1988, e Quem tem medo de assombração?,publicação póstuma lançada em 1988.
A referida professora e pesquisadora nasceu em 5 de novembro de 1921 e é natural do município de Remanso-BA, mas aos dois anos de idade veio morar em Juazeiro. Em decorrência de um câncer no pulmão, que lutava há cerca de um ano, faleceu no dia 5 de agosto de 1988.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.