Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e de Endemias passaram por uma capacitação quinta-feira, 12 de maio, na Câmara Municipal de Juazeiro. A ação faz parte da programação da Semana do Bebê 2016, que se encerrou neste sábado (14). A ação tem como proposta preparar, cada vez mais, os agentes para que eles possam desenvolver os trabalhos de controle do mosquito. Na oportunidade, os agentes trocaram experiências sobre o trabalho, busca de focos do mosquito e orientação à população com vistas na inspeção e mobilização social.
A agente de Endemias do bairro Alagadiço, Jucileide Santana, participou do evento e destacou que a capacitação é de grande importância para os agentes. “Estamos vivendo um momento sério no país, e essa é uma forma de obtermos mais conhecimento sobre o assunto e passar para a população”, enfatizou. A sanitarista da Vigilância Epidemiológica, do Núcleo Regional de Saúde Norte, Andrea Sampaio palestrou abordando os dados de casos na Bahia e as medidas emergenciais que devem ser colocadas em prática para intensificar as ações de combate ao mosquito. “É importante trabalharmos a educação nas residências para termos melhores resultados. Precisamos que a população também se envolva, pois a única maneira de evitar a doença é não deixar o mosquito nascer”, ressalta.
A equipe do Núcleo de Educação e Comunicação em Saúde (NECON), também esteve presente com a apresentação teatral abordando a temática com dicas de medidas preventivas no combate ao mosquito Aedes. A diretora de Humanização, Carla Lorena Pesqueira avaliou o evento de forma positiva. “A Semana do Bebê traz diversas temáticas voltadas para o cuidado da gestante e da primeira infância. Nosso objetivo é justamente envolver todos os setores na garantia dos direitos dessas crianças. O UNICEF atua em parceria com o Ministério da Saúde na mobilização da população para a erradicação do Aedes aegypti”, disse.
A Secretária Municipal de Saúde, Tatiane Malta, ressaltou a importância do encontro. “Estamos na Semana do Bebê e falar sobre os cuidados da gestante e da criança no combate ao mosquito Aedes e o enfretamento da microcefalia é de suma importância. Esse momento é de integração dos trabalhos dos agentes de endemias, comunitários de saúde, gestão municipal e população para que possamos reduzir os números de casos transmitidos pelo Aedes em Juazeiro”, concluiu Malta.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.