O Fórum Maio Amarelo reuniu quinta-feira (12), no Centro de Convenções do Hotel Fiesta, em Salvador, as 50 instituições públicas e privadas convocadas pelo Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) para a mobilização mundial pela segurança viária, neste mês. O encontro permitiu a troca de informações entre as entidades parceiras, na busca de soluções para a epidemia do trânsito.
Em 2015, o seguro obrigatório DPVAT pagou mais de 600 mil indenizações por acidentes de trânsito no Brasil; 60% dos leitos das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) foram ocupados por vítimas de acidentes. “ Esses dados comprovam que o trânsito deve ser tratado também como um problema de saúde pública. Somente com ações conjuntas vamos conseguir mudar essa realidade. O Detran assumiu recentemente o comando do Comitê Gestor Projeto Vida no Trânsito, responsável, entre outras ações, pela elaboração de medidas para a prevenção de acidentes”, disse o diretor-geral do departamento, Lúcio Gomes.
O comitê é composto por órgãos de trânsito, segurança e saúde. O Detran quer unificar as estatísticas de acidentes para formatar os indicadores de violência nas vias. “ Por meio deste instrumento de gestão, será possível saber quais os locais com mais acidentes, os trechos mais perigosos, o perfil das vítimas e outras informações para a implantação de políticas públicas”, completou Lúcio Gomes. O Detran anunciou também o uso do protótipo de bicicleta nos exames práticos de direção.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apresentou os resultados positivos do Festival Estudantil Temático (Fetran), projeto de educação para o trânsito voltado para crianças e adolescentes do município de Itaberaba, na Chapada Diamantina. “Em 2012, conseguimos uma redução de 35,8% no número de acidentes, atuando como polícia cidadã e inserindo na grade curricular das escolas a disciplina trânsito. Para que continue dando certo, precisamos do apoio de pais, professores e órgãos de trânsito”, relatou a inspetora da PRF, Janaína Souza.
Durante o fórum, o Detran propôs à Polícia Rodoviária Federal e Estadual e ao Esquadrão Águia da Polícia Militar uma grande operação de fiscalização conjunta, no período de São João. A proposta é intensificar as blitzes da Lei Seca nas estradas mais movimentadas do estado, nos dias de festa.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.