Atividades gratuitas nas áreas de vendas, planejamento, crédito, mercado de beleza e inovação prepararam empresários para novos desafios nos negócios
As palestras, oficinas e orientações empresariais oferecidas durante a oitava edição da Semana Microempreendedor Individual (MEI) levaram conhecimento para cerca de 300 empreendedores em Juazeiro, Paulo Afonso, Sobradinho, Casa Nova, Remanso e Curaçá, no norte da Bahia. Foram cerca de dez atividades gratuitas nas áreas de vendas, compras, planejamento, acesso a crédito, mercado de beleza e inovação.
Em Juazeiro, a programação foi encerrada nesta terça-feira, dia 10, com a oficina SEI Vender, realizada na sala de treinamento do Sebrae, no centro da cidade. A capacitação mostrou aos participantes como adotar estratégias relacionadas ao processo de vendas, adotando noções de marketing para entender as necessidades do mercado consumidor e promover o crescimento do negócio.
Renata Amorim iniciou um negócio no setor de cosméticos e beleza há dois meses e buscou orientação na oficina SEI Vender. Por enquanto, a Maria's Cosméticos comercializa seus produtos somente no ambiente virtual, mas os planos da empreendedora é expandir a atuação da empresa, abrir um ponto empresarial e fidelizar clientes, para realizar esses projetos sabe que precisa aumentar as vendas.
"Iniciei o negócio agora e ainda estou divulgando os meus produtos, apresentando a empresa aos clientes e a aceitação tem sido bem positiva. Tenho prática com vendas, mas ainda faltava conhecimento de estratégias para atrair novos clientes, fixar preço e a minha marca na mente do consumidor", afirmou a empresária. Para ela, a oficina mostrou que planejamento, boa gestão e vendas caminham lado a lado. "As noções de marketing também vão ajudar a traçar um perfil de cliente e assim começar a planejar as vendas, com foco na personalidade e necessidades deles. Agora tenho outra visão de como vender meus produtos", concluiu.
Além das palestras e oficinas, em todos os municípios do norte baiano, foram oferecidas informações de como preencher a Declaração Anual do MEI, que segue até o dia 31 deste mês, atendimento de formalização e orientação empresarial. Para o gerente regional do Sebrae Juazeiro, Carlos Cointeiro, a participação nas atividades da Semana do MEI mostra a busca dos empreendedores por conhecimento e melhoria da qualidade dos serviços que oferecem. "É importante que os empresários dos pequenos negócios continuem se qualificando, buscando informações e investindo na empresa, para que cresçam e se tornem competitivos no mercado", orienta.
O gerente do Sebrae esclareceu ainda que os empreendedores podem continuar se qualificando. É só acompanhar as agendas mensais de capacitação nas unidades do Sebrae ou nas Salas do Empreendedor dos municípios.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.