Durante a abertura oficial do 8º Festival do Umbu, realizado em Uauá no final de semana, cerca de 50 produtores da Adutora Caraíba protestaram com faixas e camisas. A ação foi devido ao reajuste na conta de água e ao possível encerramento das atividades da empresa de mineração, atualmente, responsável pelo fornecimento de água.
Aproximadamente 100 mil pessoas de várias cidades da região estão em estado de alerta. A água, proveniente da adutora, abastece comunidades inteiras e além de ser utilizada na agricultura irrigada, também serve para o consumo animal.
Na oportunidade, o deputado estadual Zó (PCdoB) que já vem acompanhando a situação desses municípios, chamou a atenção dos secretários do estado e pediu ajuda para resolver o impasse. “Conheço o trabalho e a competência de todos e do governo da Bahia. Esses produtores precisam de ajuda e nós temos que encontrar uma solução viável e rápida”, afirmou Zó.
Segundo informações do vereador de Juazeiro, Agnaldo Meira (PCdoB), quase 1000 produtores correm o risco de suspender as atividades agrícolas. “São culturas que não podem ficar sem água. Parar o abastecimento é colocar em risco também o fornecimento de frutas na região e o emprego de várias pessoas”, avaliou.
De acordo com o secretário de Meio Ambiente do estado, Eugênio Spengler, apesar dele não ser o responsável direto neste caso, iria se empenhar para resolver. Ele também se comprometeu a levar as informações ao governador e aos órgãos responsáveis.
Encaminhamentos
No próximo dia 18 haverá uma audiência púbica em Juazeiro com a presença de vários deputados, secretários e da Comissão de Agricultura e Política Rural da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). A ação é para agilizar formas para sanar o problema.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.