Propriedades rurais localizadas na região Norte da Bahia foram alvos da Fiscalização Preventiva Integrada do Rio São Francisco nesta semana. A operação reuniu 25 órgãos públicos que atuaram nas áreas de meio ambiente e saúde. A cidade de Juazeiro e mais nove municípios da região do Vale do São Francisco como Remanso, Sobradinho, Uauá, Campo Alegre de Lourdes, Curaçá, Casa Nova, Sento Sé, Pilão Arcado e Jaguarari foram vistoriadas pelos órgãos.
Para dar mais detalhes sobre as ações realizadas, o programa Geraldo José, desta sexta-feira (29), recebeu como convidada a promotora e coordenadora do Núcleo de Defesa da Bacia do São Francisco do Ministério Público da Bahia, Luciana Khoury.
“O programa FPI busca reunir todos os órgãos para que a partir de diversos olhares, possamos compreender a realidade ambiental. A bacia do São Francisco está castigada por muitos problemas ambientais, então, a FPI busca integrar os diversos olhares para o problema ambiental, interpretando os problemas, reparando os danos, revendo condutas, evitando outros danos. Essa é 37° etapa da fiscalização. Nós começamos em 2002 aqui em Juazeiro e Sobradinho com poucas equipes. Hoje nós temos 14 equipes trabalhando nessa região”, ressaltou a promotora.
A operação fiscalizou nos municípios problemas referentes a saneamento, abate clandestino, captura de animais silvestres, manutenção de animais em cativeiros domésticos, patrimônio cultural, vendas de agrotóxicos, entre outros. O secretário do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, Marciel Oliveira, também participou da entrevista e ressaltou a importância da operação. “O Comitê apoia a fiscalização de maneira direta trazendo colaboradores para a operação. Muitos processos estão sendo executados após a FPI. Não é apenas uma fiscalização. É um programa que não acaba após a fiscalização. Nós vamos dar desdobramentos durante o ano inteiro. São mais de 130 fiscais em campo. O Velho Chico precisa de ações como essa. A nossa luta é para que o Velho Chico seja cada vez mais preservado”, disse.
A equipe da FPI realizará uma capacitação sobre gestão ambiental, no dia 03 de maio, a partir das 8h, no auditório da Codevasf. Neste mesmo dia, às 15h, haverá no Centro de Cultura João Gilberto, a Audiência Pública sobre Patrimônio Cultural de Juazeiro com o promotor do Núcleo de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural ( NUDEPHAC), Edvaldo Gomes Vivas e fazedores de cultura da Bacia do São Francisco. No dia 06, às 14h acontecerá uma audiência Pública, momento em que serão apresentados os números da operação, no auditório da Codevasf.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.