O Futebol de Mesa tem mais de 50 anos de existência, e como esporte reconhecido desde o ano de 1988, o antigo jogo de botão, que é hoje considerado e reconhecido como um esporte de alto rendimento pelo Ministério dos Esportes é praticado por uma legião de adeptos no Brasil e também no exterior.
Existem no país várias associações e até uma Confederação Brasileira de Futebol de Mesa, com sede no Rio de Janeiro, que congrega todas as associações espalhadas pelo país.
Em Juazeiro (BA) existe há mais de 22 anos a Associação Sanfranciscana de Futebol de Mesa (ASFM), filiada à Federação Baiana de Futebol de Mesa, com sede em Salvador. São mais de 14 atletas praticantes do esporte, que em competições externas, levam o nome da cidade de Juazeiro para outras regiões do país.
A entidade funciona no salão de jogos do Grande Hotel de Juazeiro, e os jogos ou partidas das rodadas são realizados às terças e quintas-feiras à noite e nos sábados à tarde. São advogados, professores, empresários, profissionais autônomos e funcionários públicos que moram em Petrolina (PE) ou Juazeiro, e se reúnem para disputar campeonatos de jogo de botão durante todo o ano.
Entre as competições promovidas pelas entidades federativas está a Taça Cidade do Interior, que vai ser realizada no Grande Hotel em Juazeiro nos dias 30 de abril, de 09hs às 12hs, e de 14hs às 18hs, e 1º de maio, de 09hs às 12hs.
A competição vai reunir várias equipes de Salvador, Alagoinhas e outros municípios do interior baiano. Haverá premiação dos quatro primeiros colocados, e pontuação no Ranking estadual de competidores e praticantes do esporte.
O Futmesa é uma prática desportiva comparada ao xadrez e à sinuca, pois os praticantes usam uma estratégia de jogo semelhante a do xadrez, aliada a habilidade técnica parecida com a da sinuca, para marcar gols e vencer os adversários.
É um esporte cuja prática é emocionante, não só para quem joga, mas também para quem assiste e torce para algum time de futebol brasileiro e até estrangeiro. Numa mesma competição podem jogar Pelé e Neymar no mesmo time ou em equipes diferentes, todos representados por botões feitos em acrílico ou outros materiais, e devidamente caracterizados de acordo com o uniforme do time escolhido pelo dono do time.
Nesse esporte, o praticante é o investidor, o diretor, o técnico e também o jogador da equipe escolhida para a prática do esporte. Mas o sucesso desta prática não está só nas vitórias, e sim nas amizades feitas durante as competições locais, estaduais e nacionais, e que duram por muitos anos.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.