Visitando o povoado de Cabeluda no município de Sento-Sé (minha terra natal), no final de semana, fiquei surpreso com a grande quantidade de pessoas que estão doentes, todas com sintomas de Chikungunya, (muita febre, dores e inchaço nas articulações).
Já foram registrados mais de 60 casos com estes sintomas, algumas destas pessoas foram levadas para Sento-Sé a procura de socorro. Os outros estão padecendo sem condições de sair em busca de atendimento médico.
A agente de saúde do povoado também foi vítima desta doença, segundo informações de moradores. Ela foi até a cidade de Sento-Sé e procurou a secretaria de saúde do município, pedindo uma providência urgente para atender o povo daquela comunidade e a informação que obteve era de que a secretaria não tinha veículo disponível para deslocar uma equipe de profissionais de saúde até o povoado.
Enquanto isto só aumenta o número de casos, bem como o sofrimento dos que já estão doentes.
Não tem uma casa que não tenha alguém com esta doença.
Diante desta situação, faço um apelo à secretaria de Saúde do município, a Fundação Nacional de Saúde e a DIRES, para deslocar uma equipe medica com urgência-urgentíssima para atender aquelas pessoas e diagnosticar se é chikungunya ou outra doença e fazer o devido tratamento.
Espero que não seja preciso que aconteça algum óbito para poder se tomar alguma providência.
Atenciosamente,
Jackson Coelho - garimpeiro e ex-vereador do município de Sento-Sé
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.