VOTAÇÃO DO PROCESSO DE IMPEACHMENT DE DILMA ROUSSEFF ACONTECE HOJE NA CÂMARA DOS DEPUTADOS

17 de Apr / 2016 às 08h00 | Política

Depois de quase 43 horas de debates, os deputados vão votar neste domingo (17) se abrem ou não processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff. A sessão será aberta às 14h, e a previsão do presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), é iniciar a votação às 16h. Cada um dos 513 deputados será chamado ao microfone para proferir seu voto. A previsão é de que cada parlamentar gaste, em média, 30 segundos para votar. A ordem de chamada será por estado, começando pelo Norte.

São necessários no mínimo 342 votos "sim" para que o parecer do relator da comissão especial de impeachment, Jovair Arantes (PTB-GO), seja aprovado. Ele recomenda no documento a continuidade do processo de afastamento da petista. Se aprovado, o processo vai para o Senado, que terá que decidir se acolhe a denúncia e julga a presidente por crime de responsabilidade. Caso não sejam alcançados os 342 votos, o processo é arquivado.

Vai ser uma das maiores coberturas jornalísticas já registradas no País. Os pátios externos da Câmara estão todos tomados pelos veículos de comunicação. Todos com estruturas avançadas de comunicação ao vivo. Imprensa de todo o país e de diversas partes do mundo. Alguns canais, como Globo News, estão ao vivo desde que a sessão foi iniciada na sexta-feira (15). As galerias do plenário, antes destinadas ao público, foram ocupadas exclusivamente por jornalistas, repórteres, cinegrafistas, fotógrafos, técnicos em imagem e som, que disputam espaço e melhor posição para um flagrante.

Dentre os jornalistas, circulam entre os parlamentares Fernando Gabeira, que prepara documentário para Globo News e o blog que também tem feito cobertura desde a manhã deste sábado. Um pacote de biscoitos que certamente ajudou parlamentares a enfrentar as mais de 40 horas de sessão. O dia amanhecendo foi abandonado na bancada dentro do plenário.

© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.